Solidariedade sem ideologia: Dr. Vicente destaca ajuda humanitária de SC aos atingidos pelas cheias no RS

data 9 de maio de 2024

Como exemplo da solidariedade da população catarinense, o deputado destacou o resultado da campanha de arrecadação de donativos encabeçada pela Torcida Barra Independente do Jaraguá Futsal

“Nós temos, sim, que ajudar o povo gaúcho, mas jamais ideologizar como muitos estão fazendo nesse momento duro.” A declaração foi feita pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB na tribuna, durante a sessão itinerante do parlamento catarinense realizada esta semana em Blumenau. O parlamentar enalteceu o espírito de solidariedade da população catarinense e destacou a campanha de arrecadação feita em Jaraguá do Sul, já arrecadou e enviou 45 toneladas de donativos.

“O sofrimento, a tristeza de perder tudo, sem imaginar como vai ser o outro dia, porque a casa sumiu, o bairro sumiu… Por isso, temos de ajudar esse povo agora, temos de ser solidários. Santa Catarina tem dado aula. São aeronaves, bombeiros e voluntários para ajudar nos resgates das pessoas e de animais. Dá uma sensação de leveza na alma em ser catarinense”, ressaltou o deputado, criticando quem usa a tragédia para tirar proveito político-ideológico.

Dr. Vicente lembrou a enchente que arrasou Blumenau e municípios do Vale do Itajaí em julho de 1983, época em que ele foi médico-tenente no 23º Batalhão de Infantaria e auxiliou no socorro da população, para destacar que o estado catarinense aprendeu a lidar com tragédias naturais e a ter solidariedade com quem perdeu tudo. “Blumenau, o Vale do Itajaí, tem a melhor defesa civil e transferiu esse conhecimento para todo o estado”, afirmou.

Exemplo de Jaraguá

Como exemplo da solidariedade da população catarinense, o deputado destacou o resultado da campanha de arrecadação de donativos encabeçada pela Torcida Barra Independente do Jaraguá Futsal, que já angariou e enviou e 45 toneladas de mantimentos.  A campanha prossegue no município, a Arena Jaraguá concentra o recebimento de donativos. “Já são quatro carretas com doações, que já chegaram ao estado do Rio Grande do Sul sem nenhuma parada, sem nenhum obstáculo.” Além dos alimentos e donativos, ele destacou a participação de grupos civis do município, como o Grupo Especialista em Resgate de Alto Risco (Gerar), de Jaraguá do Sul, que está atuando no resgate da população.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia