Noticias relacionadas
Seus sintomas são pressão e dores no rosto, perda do olfato, dor de ouvido, dores no maxilar superior e dentes, tosse, garganta inflamada, mau hálito, fadiga ou irritabilidade e náusea. Febre não é um sintoma comum de sinusite.
A sinusite pode ser aguda, quando dura menos de 12 semanas, ou crônica, quando dura mais do que isso. Os sintomas são os mesmos para ambos os casos.
A sinusite pode ser causada por vírus, bactérias, alergia à poeira e alguns odores, por agentes químicos, por choque térmico ou qualquer fator que obstrua os seios da face.
Existem alguns fatores que podem facilitar que o indivíduo desenvolva sinusite, como:
Pólipos (massa de tecido) nasais;
Reações alérgicas;
Outras doenças alérgicas, como rinite e asma;
Desvio de septo nasal;
Trauma na face;
Doenças que afetam o sistema imunológico;
Infecções respiratórias como gripes e resfriados;
Alterações de altitude (voar ou mergulhar);
Tabagismo;
Doença do refluxo gastroesofágico.
O diagnóstico da doença é basicamente clínico pela descrição dos sintomas feita pelo paciente junto aos dados obtidos por exame como a videonasofibroscopia (câmera que analisa a cavidade nasal). Exames complementares, como a tomografia computadorizada, também podem ser feitos.
O tratamento é por meio de medidas para aliviar sintomas e combater o fator causador da doença. O médico pode prescrever anti-inflamatórios orais ou antibióticos quando houver infecção bacteriana. Já o uso de solução salina ou soro fisiológico através de lavagens nasais é muito útil em todos os casos de sinusite, independentemente de sua causa.
Os corticoides inalatórios também são recomendados. O uso de descongestionantes não é indicado. Indica-se o uso de corticoide sistêmico para alívio dos sintomas e controle do processo inflamatório.
O otorrinolaringologista é o médico indicado.