O primeiro fim de semana do 20º Festival Internacional de Música de Santa Catarina tem atrações para toda a família. Neste sábado, ocorrem o Zoológico Musical, onde o público pode testar e conhecer instrumentos musicais, e o concerto do maestro astronauta Norberto Garcia com a O.S.N.I. (Orquestra Sinfônica Não-Identificada). A partir de uma apresentação didática, a orquestra pretende levar as crianças e suas famílias a procurarem o sentido da música. Já na parte da noite, o guitarrista Guinga faz participação especial em um show de MPB que celebra os 80 anos da cantora Elis Regina. Os dois shows terão transmissão ao vivo pelo YouTube.
As atividades do fim de semana começam na manhã de sábado, às 10 horas, quando o público é convidado a participar da atividade lúdica Zoológico Musical. Nesse momento, os músicos disponibilizam seus instrumentos, soltos como os bichos no zoológico, para que a plateia possa entrar em contato direto com a música erudita. “Todos podem experimentar e tirar todas as dúvidas sobre os instrumentos da orquestra. É maravilhoso, uma experiência única para muitos e não é só para crianças não: adultos aproveitam para conhecer e experimentar aquele instrumento diferente que desperta curiosidade”, afirma Vera Possari, coordenadora pedagógica do Femusckinho.
Após o Zoológico Musical, ocorre a primeira parte do Concerto para Família, com o tema O Retorno da O.S.N.I. (Orquestra Sinfônica Não-Identificada). Nele, o maestro argentino Norberto Garcia interpreta um astronauta que viaja no tempo e no espaço com a orquestra, encontrando pelo caminho personagens históricos como o compositor alemão Ludwig van Beethoven. O concerto será transmitido ao vivo para todo o Brasil pelo canal do Femusc no YouTube (youtube.com/institutofemusc).
Às 14 horas, o documentário “Uma vida pela música: Aldo Baldin” será exibido no Grande Teatro da SCAR. O tenor nasceu em Urussanga/SC e descobriu sua vocação para o canto lírico no seminário em Passo Fundo/RS. O longa-metragem do cineasta e conterrâneo Yves Goulart rememora a vida de sucesso de Baldin.
O show de MPB com o compositor Guinga ocorre às 20h30 e será precedido pela palestra Musicalmente Falando, no Grande Teatro da SCAR. Nela, o maestro Alex Klein, idealizador e diretor-artístico do Femusc conversa sobre a carreira musical de Guinga e a relação com Elis Regina. O Grande Concerto com Guinga terá como repertório suas composições gravadas por Elis Regina e por outras grandes intérpretes brasileiras.
Já no domingo, o destaque é o Grande Concerto da Banda Sinfônica do Femusc, no Grande Teatro, às 20h30. No espetáculo, alunos e professores interpretam canções que marcaram filmes como “O Mágico de Oz” e “Mary Poppins”. A vigésima edição do Femusc vai até 25 de janeiro.
Noticias relacionadas
Programação Femusc 2025
A programação completa e as fotos desta edição do festival estão disponíveis no site oficial: www.femusc.com.br. Já a programação diária e os destaques podem ser acompanhados por meio do perfil @Femusc no Instagram.
Acompanhe pelo YouTube
As séries Grandes Concertos e Momento Springmann estão sendo transmitidas diariamente ao vivo, às 19 e às 20h30, pelo canal oficial do YouTube: Instituto Femusc.
Os vídeos dos concertos também ficarão disponíveis na plataforma após o evento, ampliando o acesso virtual ao maior festival-escola de música erudita da América Latina.
Sobre o Femusc
Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Ministério da Cultura e Governo Federal, o Femusc conta com o patrocínio das empresas WEG, Rede Itaú, Grupo Elian, BTG Pactual, Duas Rodas, Martinelli Advogados e Zanotti, e o apoio das empresas Agricopel, Auto Elite, Urbano Alimentos, WPA, Unisociesc e IFSC Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul. O Femusc é uma realização da SCAR, Instituto Femusc e Prefeitura de Jaraguá do Sul