O Samae de Jaraguá do Sul foi convidado para participar do 4º Workshop do Saneamento Básico: Novo Marco do Saneamento e Sistemas Individuais de Tratamento de Esgoto, realizado ontem, em Blumenau. Estiveram representando a autarquia o coordenador de redes e ramais de esgoto, Dirceu Luft e o assessor de apoio técnico, Vitor Hugo Burgardt, que apresentaram o caso “Tratamento descentralizado de esgoto sanitário em SC: o caso Samae Jaraguá do Sul”.
De acordo com Vitor, o objetivo foi discorrer sobre o Projeto Saneamento Rural, que foi realizado pelo Samae e apresentou uma solução completa de como ampliar o índice de cobertura dos serviços de tratamento de esgoto sanitário no município por meio da utilização de sistemas individuais de tratamento de esgoto.
Dirceu destacou que “mais uma vez o Samae está sendo referência no tratamento de esgoto para outros municípios. Não somente na área urbana, mas na área rural. O workshop também foi uma oportunidade para troca de experiências com participantes de outros municípios”.
O workshop foi realizado pelo Instituto Água Conecta com apoio do Comitê do Itajaí e da Associação de Municípios do Vale Europeu – AMVE. Foram apresentados outros casos de sucesso em Santa Catarina e debatido sobre o Novo Marco do Saneamento e outras possibilidades para o tratamento de esgoto.