Servidores do Legislativo participam de evento sobre masculinidade

data 13 de dezembro de 2024

Encontro marcou o Dia da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

Na tarde de ontem na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os servidores da Casa de Leis participaram da “Roda de Conversa: Debatendo a Masculinidade”. A atividade foi promovida pela Procuradoria da Mulher em alusão ao Dia da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher.
O assistente social, Ronaldo Bernardi e a psicóloga, Delciane Ricas Campos, profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), foram responsáveis por conduzir a conversa. Eles falaram sobre os serviços prestados pelo Creas com foco no combate à violência doméstica, como os grupos de homens que discutem assuntos relacionados à masculinidade, ao machismo e à violência doméstica. Neles, cerca de 35 homens são convidados a refletir sobre, por exemplo, comportamentos resultantes da própria frustração masculina pela falta de emprego ou de saúde, a dificuldade em se comunicar e expressar sentimentos, o consumo excessivo de álcool, e os conflitos e a violência contra a companheira e filhos.
Assim como eles, os funcionários da Câmara Municipal puderam conversar sobre questões pertinentes. Durante pouco mais de uma hora, os servidores puderam tirar dúvidas e dialogar com Delciane e Ronaldo, relatando situações que já presenciaram em suas vidas.
A procuradora da mulher, Sirley Schappo (Novo) agradeceu aos presentes e ressaltou sua alegria em ver que a maior parte do público presente era composta por homens. Para ela, ações educativas como essa são fundamentais na jornada de combate à violência de gênero.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia