Semáforos inteligentes melhoram a fluidez do trânsito em Jaraguá do Sul

data 3 de dezembro de 2024

A tecnologia aliada ao comportamento dos motoristas reflete positivamente na mobilidade urbana.

Devido ao grande volume de veículos em circulação no município de Jaraguá do Sul, medidas técnicas são implementadas visando melhorar a mobilidade urbana. Para se ter uma ideia, segundo dados da Diretoria de Trânsito, em 2023 havia 134.190 veículos emplacados na cidade. Em 2024, a estimativa é fechar o ano com 137 mil veículos emplacados, média mensal de 300 veículos – entre novos e aqueles transferidos de outras cidades. Isso sem considerar os veículos cujos donos passam a residir em Jaraguá do Sul e não transferem o domicilio do carro. É um contingente significativo de carros nessas condições rodando na cidade.
A instalação de binários, rotatórias e outros dispositivos contribuem para desafogar o trânsito. Outra medida adotada foi a instalação de semáforos adaptativos ou “Inteligentes”, que funcionam sob demanda, ou seja, o tempo que fica verde ou vermelho depende da quantidade de veículos na via naquele momento. Automaticamente, ele se regula ao longo do dia para melhor gerenciar o fluxo de trânsito. Já são 13 equipamentos em operação na cidade e, em breve, mais um ponto estratégico receberá o dispositivo. 
O secretário de planejamento e urbanismo na prefeitura de Jaraguá do Sul, Gildo Martins de Andrade Filho explica que as câmeras instaladas nos cruzamentos onde há semáforos adaptativos calculam a quantidade de veículos. O sistema ajusta o tempo de abertura dos semáforos. “Se uma via estiver sobrecarregada em relação à outra de um mesmo cruzamento, a que tiver mais veículos ficará com um tempo maior de semáforo aberto”, destaca. “Porém, o sistema é inteligente e não paciente. Se houver um vácuo de até quatro segundos entre um veículo e outro, o que ocorre normalmente por distrações devido ao uso do celular, por exemplo, o sistema vai entender que não há mais carros passando e inicia o fechamento para liberar em outro ponto. Ou seja, o tempo de abertura do semáforo depende também do comportamento do motorista”, explica.
Já o tempo de travessia para pedestres é fixo, não se altera, preservando a segurança de quem precisa cruzar a via. Em períodos do dia com menor fluxo no trânsito, o tempo de abertura dos semáforos segue de acordo com o que foi programado, que em média é de 45 segundos.

Onda Verde
Outra alternativa para fazer com que o tráfego de veículos não sofra interrupções é a implantação da chamada “Onda Verde”. Trata-se da sincronização dos semáforos, fazendo com que os motoristas possam percorrer toda a extensão de uma via com o sinal aberto. Um exemplo é na Rua Reinoldo Rau. Se os condutores andarem em média de 45 a 50 km/h, quando o primeiro sinal abrir vão pegar todos os semáforos abertos em sua extensão. E isso vale para as demais vias onde os semáforos são sincronizados.

Cruzamentos com semáforos inteligentes

Rua João Januário Ayroso x Rua Enrico Fermi – São Luís;
Rua João Januário Ayroso x Rua João Carlos Stein – Jaraguá Esquerdo;
Rua Walter Marquardt x Rua Adolf Puttjer – Barro do Rio Molha;
Rua João Planincheck x Rua João Januário Ayroso – Nova Brasília;
Rua Presidente Epitácio Pessoa x Rua Coronel Bernardo Grubba – Centro;
Rua João Planincheck x Rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira – Nova Brasília;
Rua Reinoldo Rau x Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira – Centro;
Rua Domingos Rodrigues da Nova x Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira – Centro;
Rua Olívio Domingos Brugnago x Rua 25 de Julho – Vila Nova;
Rua Bernardo Dornbusch x Rua Alberto Santos Dumont – Vila Lalau;
Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira x Rua Bernardo Dornbusch – Centro;
Avenida Marechal Deodoro da Fonseca x Rua Walter Marquardt – Nova Brasília;
Rua Erwino Menegotti x Rua Prefeito José Bauer – Rau.

Em breve será instalado o 14º equipamento na esquina da Rua 13 de Maio com a Rua Rio de Janeiro, no bairro Czerniewicz.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia