Segurança em primeiro lugar

data 22 de julho de 2024
autor

Crédito: Hermann Image

Há dois anos no mercado, a Jaraguá Brigadista Particular (JBP) trabalha para que eventos dos mais diversos segmentos transcorram bem, oferecendo suporte imediato em caso de intercorrências.

Quando pensamos em eventos, logos o relacionamos a bons encontros, alegria e descontração. Mas para que esses momentos de lazer e diversão sejam possíveis, é essencial contar com o suporte de profissionais capacitados para garantir, acima de tudo, a segurança dos frequentadores. Na cidade, o pessoal da Jaraguá Brigadista Particular (JBP) se tornou referência com apenas dois anos de serviços prestados no setor e Ivan Felipe Volles, que encabeça a equipe, falou com exclusividade sobre a importância de um trabalho que muitas vezes passa despercebido, mas pode literalmente salvar vidas.
Ele explica que as atribuições dos profissionais são as mesmas de um bombeiro voluntário e seu know-how de fato foi construído dentro da corporação de Corupá, mas devido às demandas diárias e de ocorrências recebidas pelos batalhões não seria possível atender aos eventos particulares. Sendo assim ,os brigadistas são fundamentais para prestar os primeiros atendimentos em caso de necessidade. Ao seu lado nesse apoio logístico, Ivan tem a esposa Évelyn Carolina Dill Volles, que está sempre atenta às necessidades. As atividades vão desde o atendimento pré-hospitalar e de traumas, até princípios de incêndio/evacuação de setor. Eles salientam ainda que durante o verão a atenção deve ser redobrada, pois devido ao calor o número de pessoas passando mal tende a crescer devido à desidratação.
“Em muitos casos conseguimos resolver o problema na hora e, ainda que seja necessário chamar reforços, nosso trabalho é fundamental, pois quando envolve saúde a rapidez no atendimento é fundamental e cada segundo conta”, afirma Ivan. A bem da verdade é que o serviço de brigadistas particulares é aquele tipo de coisa que pagamos pensando em nunca precisar utilizar – da mesma forma que seguro de carro ou planos de saúde, por exemplo –, mas a contratação não é facultativa e o serviço é regulamentado pela Instrução Normativa IN 28. É esse documento que formaliza quais casos requerem a presença do profissional. O que dita a regra, entre outros pontos, é o público esperado para o evento, bem como o espaço que irá ocupar.
Desse modo, a equipe da JBP chega a 40 freelancers fixos para atender às demandas que vão de jogos esportivos a bailes, shows e eventos corporativos. Na clientela fixa da empresa consta o Jaraguá Futsal, o Juventus e os eventos do Stannis e Vila Club. Cabe ressaltar que os cuidados começam desde a montagem até a desmontagem de estruturas como o palco, entre outras. Um trabalho que exige a atenção de todos e que o casal pretende expandir daqui para frente, na esteira do desenvolvimento das cidades da região e o crescente mercado de lazer.
Évelyn conta que a empresa atende toda a região do Vale do Itapocu, além de cidades como São Bento do Sul, Ibirama e Joinville. E apesar de hoje a função de brigadista ser um extra para o casal, ambos pretendem focar cada vez mais no negócio e expandir gradualmente o alcance da empresa. “Estamos conquistando nosso espaço aos poucos e já chegamos a ter num só final de semana cinco eventos para coordenar, mas o calendário ainda é muito sazonal e dependemos da indicação de clientes para ampliarmos nosso alcance”, destaca Ivan. Cabe novamente frisar que, apesar de muitos empresários e organizadores de eventos quererem economizar quando o assunto é segurança, a contratação de brigadistas nos termos na IN 28 é obrigatória, sob pena de os Bombeiros Militares não emitirem ou caçarem o alvará do evento em caso de descumprimento da regra.
Todos os profissionais que atuam na JBP são credenciados no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e possuem experiência na área bomberil, o que lhes dá a base necessária para os primeiros socorros especialmente em locais mais afastados, onde uma ambulância pode demorar a chegar. “Enquanto outras empresas se especializam no treinamento de profissionais, nós focamos nos eventos e esse é o nosso diferencial”, reforça Évelyn.

Serviço
Jaraguá Brigadista Particular
Contatos: (47) 2020-4567 / @jaraguabrigadistaparticular .

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia