Sebrae Jaraguá do Sul fortalece empreendedorismo feminino

data 14 de outubro de 2024

Trilhas de capacitação e networking fizeram parte da programação voltada para elas.

Criando um ambiente de troca, desenvolvimento e inovação, o Sebrae Jaraguá do Sul tem atuado firme pelo fortalecimento do empreendedorismo feminino regional através do Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios, do Sebrae/SC. Nos últimos meses, a instituição ofereceu uma trilha de negócios especialmente desenhada para inspirar e fortalecer as habilidades das mulheres empreendedoras locais, reconhecendo os desafios adicionais que elas enfrentam no mundo dos negócios. As ações, com base em conteúdos totalmente pensados por mulheres e para mulheres, foram focadas em desenvolvimento pessoal e networking, buscando não apenas capacitar, como criar uma rede de apoio entre as participantes.
Em setembro, a jornada “Conexão Entre Elas” reuniu uma série de três oficinas na sede do Sebrae Jaraguá do Sul, oferecendo conteúdos estratégicos e atuais para capacitar e inspirar as empreendedoras da região. No dia 11, a neurocientista comportamental Daniela Carmo abordou o tema “Inteligência Emocional e seus Impactos”, ressaltando a importância do equilíbrio emocional na gestão de negócios. No dia 18, a mentora em autoconhecimento e consultora de marketing Farid Fahed conduziu a oficina “Construa sua Marca Pessoal”, ajudando as participantes a fortalecerem suas identidades empresariais. Por fim, no dia 25, a publicitária Ester Zen trouxe a oficina “Storytelling: Contando a sua História”, focando no poder da narrativa para conectar marcas e clientes.
A analista de negócios do Sebrae Jaraguá do Sul, Zenilde Balsanelli destaca que a trilha ofereceu muito mais do que apenas ferramentas técnicas. Segundo ela, o ambiente criado durante as oficinas permitiu que as participantes se conectassem de forma genuína, percebendo que muitas das dúvidas e desafios enfrentados no dia a dia do empreendedorismo não são individuais. “Elas se sentiram à vontade para compartilhar suas conquistas e dificuldades, o que tornou a experiência ainda mais enriquecedora para todas”, afirmou. Para além dos conteúdos, as conexões e trocas fortalecem o ecossistema local de empreendedorismo feminino, criando um ambiente mais colaborativo e gerando oportunidades de crescimento mútuo. “Com a trilha, elas têm a oportunidade de aumentar seus relacionamentos e desenvolver novas parcerias de negócios, formando uma verdadeira comunidade de mulheres empreendedoras”, acrescentou.
Ainda no final de agosto, foi proposto um encontro centrado no networking feminino em Jaraguá do Sul. Ao todo, sob coordenação do Sebrae Jaraguá do Sul, 49 empresárias compareceram ao Centro de Inovação Novale Hub para uma sessão de negócios voltada exclusivamente às mulheres, em uma oportunidade estratégica para as participantes se conectarem com potenciais clientes, fornecedoras e parceiras. Cada empreendedora teve a chance de participar de oito rodadas de negócios, sendo que cada rodada concedia um minuto para apresentação de sua empresa às demais participantes da mesa. Muitas trouxeram cartões de visita e pequenas amostras de seus produtos, aproveitando ao máximo a chance de ampliar os contatos.
Conforme ressalta a instituição, o incentivo ao empreendedorismo feminino não apenas gera impacto econômico, como impulsiona transformações sociais e promove maior inclusão no ambiente empresarial, reduzindo as diferenças entre as oportunidades de ascensão oferecidas a homens e mulheres, promovendo a equidade de gênero. Só em Santa Catarina são mais de 218,5 mil empresas femininas ativas, das quais 177,5 mil são pequenos negócios com participação societária feminina maior do que 50%, conforme dados de 2023 do Sebrae/SC apresentados à Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc). Ainda segundo levantamento do Sebrae, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do IBGE, referente ao quarto trimestre de 2023, o perfil médio da empreendedora no Estado representa uma mulher de 42 anos e que possui uma renda mensal familiar de R$ 5,4 mil. Além disso, 67,7% do empreendedorismo feminino catarinense tem ensino superior.

Delas Summit reunirá negócios femininos em novembro
Nos dias 21 e 22 de novembro, ocorrerá em Florianópolis a 2ª edição do Delas Summit 2024, maior evento de empreendedorismo feminino do Sul do Brasil. Idealizado pelo Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios, do Sebrae/SC, o evento busca fomentar o empreendedorismo feminino, gerar conexão e networking, e fortalecer negócios liderados por mulheres. Serão dois dias de evento no espaço do CentroSul, com diversas atividades, auditórios, área de negócios e importantes formadoras de opinião e tendências do mercado nacional. Espera-se cerca de oito mil mulheres presencialmente. Neste ano, o Delas Summit contará com mais de 100 palestrantes, 16 horas de programação presencial, 30 parceiros, 300 pequenas expositoras, uma plenária e oito palcos simultâneos. Haverá transmissão on-line das palestras da plenária. Também serão realizadas visitas técnicas ao ecossistema de Florianópolis.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia