A Schützenfest vem ultrapassando fronteiras. A Maior Festa de Atiradores do Brasil, na Capital Nacional dos Atiradores, vem recebendo visitantes de várias partes do Estado, Brasil e do mundo. Nesta quarta-feira, por exemplo, a festa recebeu uma comitiva com 20 uruguaios que vieram a Jaraguá do Sul especialmente para conhecer a Schützen. O grupo de acadêmicos integra um programa de formação continuada para adultos e idosos em “Língua Portuguesa e Cultura Brasileira”, do Ministério da Educação do Uruguai.
Eles escolheram a Schützenfest para a despedida do período em que passaram no Brasil e “encantamento” foi a palavra que definiu a noite da animada turma de estudantes.
Noticias relacionadas
“A gente está envolvendo os três Estados do Sul do Brasil e tentamos sempre encaixar nesse programa atividades que tenham a ver com a cultura da imigração, sobretudo a alemã. É a primeira vez que viemos para Schützenfest. É uma festa maravilhosa, com bandas ótimas e o pessoal é muito receptivo, com muita alegria no coração. Então, isso faz com que a gente se sinta em casa”, comentou o diretor de projetos educativos, culturais e turísticos internacionais e professor de idiomas, Andrés Pias.
O grupo retorna hoje ao Uruguai levando de lembrança momentos de pura diversão na Schützenfest. Andrés até já adiantou um “até breve”. Eles pretendem retornar em 2025 para ficar mais tempo por aqui.
Além do grupo do Uruguai, já passaram pela Schützenfest outras comitivas, como uma de São José do Rio Preto, que veio conhecer a festa e as cervejarias jaraguaenses.