O deputado estadual, Dr. Vicente Caropreso foi homenageado pela Delegação Brasileira da Guarda de Honra do Pantheon em reconhecimento pelo seu trabalho na promoção da cultura italiana e no fortalecimento das relações entre Brasil e Itália. Durante solenidade realizada segunda-feira, em Curitiba, o parlamentar recebeu a medalha comemorativa dos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil.
A homenagem ocorreu no jantar anual da instituição, evento alusivo ao Dia da Unificação Nacional e das Forças Armadas da Itália (Giornata dell’Unità Nazionale e delle Forze Armate), comemorado em quatro de novembro pelo povo italiano. Essa data foi instituída em 1919 para marcar o fim da Primeira Guerra Mundial e a vitória da Itália sobre o Império Austro-Húngaro.
Além de Dr. Vicente, que é coordenador da Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália, foram homenageadas outras personalidades: o Arcebispo de Curitiba, Dom Peruzzo; a ex-governadora, Cida Borghetti; a Cônsul-Geral da Itália, Eugenia Berti; o advogado, João Casillo; a presidente da Academia de Cultura de Curitiba (ACCUR), Maria Inês Borges da Silveira; o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Itália (Italocam), Francesco Pallaro; Márcio Fumagalli, Conselheiro do Comitê dos Italianos Residentes no Exterior para os estados PR/SC; Marino Garofani, fundador da Brafer Construções Metálicas; Marcello Luparia, da empresa Maclinea; e Virgílio Moreira Filho, empresário e ex-secretário de indústria e comércio do Paraná.
A medalha comemorativa dos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil destaca a dedicação de instituições e personalidades que ajudam a perpetuar e difundir a cultura, os costumes, a língua e as tradições italianas em território brasileiro.
Noticias relacionadas
Convite para 2025
Em seu discurso, representando os homenageados, Dr. Vicente, descendente de segunda geração de italianos, ressaltou o legado dos imigrantes italianos para o desenvolvimento e a identidade do povo catarinense e brasileiro. “A imigração italiana trouxe valores que ajudaram a construir o nosso país, como o espírito de trabalho, o apreço pela família e a rica herança cultural que hoje celebramos. Cada um de nós, homenageados desta noite, representa um pequeno fragmento dessa história, um elo que conecta o passado ao presente e que inspira o futuro”.
Ele aproveitou a ocasião para convidar os presentes a participarem da celebração dos 150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina (1875-2025), que ocorrerá em junho do próximo ano.
O Brasil abriga a maior comunidade de descendentes de italianos fora da Itália, com mais de um milhão de imigrantes que chegaram entre 1874 e 1902, período que marca a Grande Imigração Italiana. Em Santa Catarina, cerca de 70% da população é de ascendência italiana e mais de 100 mil catarinenses já possuem cidadania italiana.
Guarda de Honra do Pantheon
Fundada em 1878, a Guarda de Honra do Pantheon (Guardia d’Onore alle Reali Tombe del Pantheon) é considerada a associação militar e patriótica mais antiga em atividade na Itália. Em 1990, foi colocada sob a supervisão do Ministério da Defesa italiano, preservando seu caráter apolítico e apartidário para promover o sentimento de honra e respeito pela Pátria.