Depois de meses registrando aumento exponencial no número de atendimentos relacionados à dengue, a Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul vem observando mudanças no cenário da doença. Conforme o monitoramento, abril e maio concentraram os maiores números em termos de diagnósticos, com mais de 6.500 casos no período. Também foram os meses de movimento mais intenso no Centro de Atendimento Dengue. Para se ter uma ideia, no dia 13 de maio a unidade fez 982 atendimentos e 108 hidratações. Também foi um dos dias com mais transferências para o hospital, nove ao todo.
Do final de maio para cá, os gráficos mostram uma queda acentuada nos atendimentos. Junho tem pouco mais de 1.700 diagnósticos da doença até agora e no Centro Dengue os profissionais de saúde também observam redução no número de pacientes. No dia 18 deste mês, por exemplo, foram feitos 392 atendimentos no local, com 62 hidratações e nenhum encaminhamento ao hospital.
“A desaceleração e queda no número de casos é uma boa notícia para a área da saúde, mas nós continuamos atentos e observando com atenção os números. Não é hora de baixar a guarda. A população também deve fazer a sua parte e permanecer com as medidas de prevenção mesmo com a chegada do inverno”, alerta o secretário de saúde, Rogério Luiz da Silva.
O acompanhamento do cenário epidemiológico da dengue no município é diário e fundamental para a tomada de decisões e estratégias de combate ao Aedes Aegypti. Desde que começou a funcionar, em nove de abril, o Centro de Atendimento Dengue já fez mais de 40 mil atendimentos, 5.294 hidratações, usou 15.882 litros de soro e 267 pessoas foram encaminhas para o hospital.