A prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo uma série de capacitações voltadas aos agentes comunitários de saúde. Esses profissionais são de extrema importância na Atenção Primária, atuando na prevenção de doenças, promoção da saúde e no acompanhamento das famílias em seu território.
Jaraguá do Sul conta, atualmente, com 91 agentes que visitam residências, orientam a população, identificam situações de risco e fortalecem o vínculo entre a comunidade e os serviços de saúde.
Cada agente é responsável por um número determinado de pessoas (geralmente entre 750 a 1.000) conforme a realidade local e estão divididos em microáreas. No cronograma de visitas são priorizadas as áreas com maior vulnerabilidade e a classificação dos pacientes que mais necessitam das visitas, como pessoas acamadas, gestantes e idosos, por exemplo.
As capacitações têm como objetivo aprimorar os conhecimentos dos agentes comunitários, abordar questões pontuais sobre a atuação desses profissionais na comunidade e trocar experiências sobre a rotina de trabalho e desafios diários.