Saúde promove capacitação sobre a dengue na Acijs

data 19 de março de 2024

Atividade representou um passo significativo na construção da consciência para lidar com o problema.

No começo deste mês, a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) foi palco de uma iniciativa importante para a conscientização e prevenção sobre a dengue. A prefeitura, por meio da Gerência de Vigilância Epidemiológica, em parceria com o Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, promoveu uma capacitação dedicada aos representantes das empresas filiadas à Acijs com o intuito de fortalecer a compreensão sobre a doença e seu impacto na comunidade.
A iniciativa abordou de forma abrangente diversos aspectos relacionados à dengue. Os participantes foram imersos em informações sobre o trabalho desempenhado pelo setor de Controle de Zoonoses, compreendendo sua relevância no contexto da saúde pública local.
Durante o evento, foram destacados temas como os modos de transmissão da dengue, sinais e sintomas característicos da doença, além de orientações sobre como identificar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, vetor transmissor da enfermidade.
A gerente de Vigilância Epidemiológica, Talita Piccoli Sevegnani enfatizou a importância da participação ativa das empresas na luta contra a dengue, evidenciando a necessidade de uma abordagem coletiva para prevenir e controlar a propagação da doença. “O engajamento das empresas é fundamental para fortalecermos as ações de combate à dengue. Cada representante capacitado se torna um multiplicador de informações em seu ambiente de trabalho e na comunidade, contribuindo para a construção de um ambiente mais saudável e protegido”, ressaltou.
Além de reforçar a relevância da prevenção da dengue, a iniciativa também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial ao ODS 3, que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos e ao ODS 17, que busca promover parcerias para atingir objetivos comuns.
A capacitação na Acijs representa um passo significativo na construção de uma comunidade mais consciente e preparada para lidar com os desafios relacionados à saúde pública, enfatizando a importância da colaboração entre os setores público e privado.

Veja também

2025 © Meu Personalyt