Saúde monitora aumento nas notificações e casos de dengue

data 19 de dezembro de 2024

A Secretaria Municipal de Saúde já organizou o Plano de Contingência 2025, que permite agir de maneira planejada e eficaz contra a dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde segue atenta quanto ao cenário epidemiológico da dengue em Jaraguá do Sul. Neste ano, já foram notificados mais de 26 mil casos. Destes, mais de 17.500 foram confirmados. Outros 200 casos seguem em investigação. O município está em situação de infestação do mosquito Aedes Aegypti em toda a área urbana. Quanto ao número de focos, já são mais de 2.600 de janeiro até agora. Este número é superior ao que foi registrado em todo o ano de 2023.
A diretora de vigilância em saúde, Talita Piccoli afirma que a pasta monitora com atenção o aumento nas notificações e casos suspeitos de dengue no município. Nas últimas semanas, a incidência de casos prováveis vem subindo gradualmente. O número de focos do mosquito também aumentou. “Estamos intensificando as estratégias e ações com foco no combate ao mosquito da dengue. Com a chegada das temperaturas mais altas, a tendência é um aumento de casos e focos. Então, precisamos estar preparados. Pedimos, também, a colaboração das pessoas para que mantenham os cuidados de prevenção”, destaca.
A Secretaria Municipal de Saúde já organizou o Plano de Contingência 2025, que permite agir de maneira planejada e eficaz contra a dengue. “Além de intensificar o controle do vetor, buscamos engajar a comunidade, porque o combate à dengue é uma responsabilidade de todos”, destaca a gerente de vigilância epidemiológica, Jackciane Eyng Candido.
O Plano de Contingência estabelece diretrizes claras para o enfrentamento à dengue e estabelece desde medidas de controle do mosquito Aedes Aegypti até estratégias de mobilização social e educação em saúde. Ele também prevê ações integradas entre os diferentes setores da administração municipal, garantindo uma resposta ágil e coordenada.
O secretário de saúde, Rogério Luiz da Silva ressalta que, com o plano em vigor, a gestão municipal busca fortalecer as ações já realizadas, como visitas domiciliares e campanhas de conscientização. E que a experiência vivida ao longo de 2024 serviu para o aperfeiçoamento das ações e procedimentos. “Estamos preparados, já que a tendência é de aumento dos casos com a chegada do verão. Investimos em treinamento, conscientização e melhoria da estrutura para atender a nossa comunidade”, disse.

Centro de Atendimento Dengue
A Secretaria Municipal de Saúde vai reativar o Centro de Atendimento Dengue. A estrutura está localizada em um espaço na Rua Padre Alberto Romuald Jakobs, no bairro Vila Lenzi (nas dependências do antigo supermercado Lenzi). A reabertura ocorrerá amanhã. Veja aqui os detalhes.

Cuidados

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância dos cuidados nas residências, evitando locais propícios para a proliferação do mosquito.
Atitudes simples ajudam a eliminar os criadouros do Aedes Aegypti. Tais como:
Guarde pneus e outros objetos que possam acumular água em locais secos e abrigados da chuva. Para maior prevenção, também é recomendada a realização de furos ou cortes para o escoamento de qualquer quantia de água que pare dentro do objeto;
Mantenha ralos vedados ou higienizados esfregando uma vez por semana as laterais internas com uma esponja ou escova;
Mantenha caixas e tambores de captação de água da chuva sempre vedados com tampa e tela, e ainda realize higienização semanal com escova;
Conserve a caixa d’água com a tampa completamente vedada e cubra o “ladrão” com tela;
Coloque latas, tampas de garrafa, cascas de ovos e outras embalagens vazias em sacos plásticos bem fechados antes de descartá-los. Mantenha-os fora do alcance de animais até o recolhimento;
Trate a água de piscinas com cloro e limpe-as uma vez por semana. Utilizar uma capa como cobertura não impede os focos do mosquito;
Elimine os pratos embaixo dos vasos de plantas. As raízes das plantas não absorvem a água que fica nos pratinhos e, portanto, não possuem utilidade;
Evite ter plantas aquáticas e opte por plantá-las na terra. Caso opte por mantê-las na água, realize a troca da água duas vezes por semana higienizando o interior do vidro;
Lave semanalmente com escova e sabão os potes de água dos animais domésticos;
Mantenha as calhas para água da chuva desobstruídas realizando a limpezas de maneira periódica.
Bromélias são plantas que acumulam muita água em seu interior e acabam se tonando criadouro para o mosquito Aedes Aegypti. O controle de zoonoses orienta a substituição por outras espécies de plantas.

Sintomas da dengue
É importante ficar atento aos sintomas da dengue, que podem incluir:
Febre alta repentina
Dor de cabeça intensa
Dor atrás dos olhos
Dor nas articulações e músculos
Cansaço extremo
Manchas vermelhas na pele
Náuseas e vômitos

Em caso de sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente a Unidade de Saúde (UBS) mais próxima. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para evitar complicações graves. O uso diário e frequente de repelente é uma medida eficaz para evitar a picada do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});