A prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue intensificando as ações de combate à dengue, mesmo com a chegada das temperaturas baixas. Tendo em vista o aumento do número de casos da doença ao longo deste ano no município (veja aqui o Boletim Epidemiológico de terça-feira), várias iniciativas que têm como foco a prevenção continuam em andamento.
A mais recente delas é a criação de um folder explicativo contendo o checklist (lista de controle) com orientações da Vigilância Epidemiológica a serem seguidas pelos munícipes para evitar a proliferação da doença. Essa iniciativa integra a campanha “Unidos Contra a Dengue: Faça a Sua Parte, Proteja Sua Comunidade”, que já está sendo veiculada.
O folder poderá ser encontrado em unidades de saúde e também será entregue nas residências pelos agentes de endemias do setor de Controle de Zoonoses.
Segundo o secretário de saúde, Alceu Gilmar Moretti, este material tem como objetivo ser mais uma ferramenta para que os munícipes encontrem facilmente as orientações relacionadas ao combate à doença.
“Lembrando que a adoção destas iniciativas deve representar um esforço conjunto entre o município e a comunidade, já que a participação ativa de todos nestas ações é a maneira mais eficiente de prevenir esta doença. Com medidas simples e cotidianas, cada cidadão pode contribuir significativamente para a erradicar a dengue no município”, ressalta.
Segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica, Jackciane Eyng Candido, a colaboração de todos é fundamental. “Precisamos que a população entenda a importância de eliminar focos do mosquito. Sem o apoio comunitário, nossas ações são limitadas. Pequenos gestos diários podem salvar vidas”, afirma.
Cuidados para evitar a dengue
Uma das principais recomendações é eliminar qualquer forma de água parada, local preferido para a reprodução do mosquito. A orientação é que garrafas e baldes sejam armazenados de boca para baixo, caixas d’água e tonéis estejam sempre bem tampados, e calhas e canos sejam desobstruídos e limpos regularmente.
Nos quintais, é essencial retirar objetos que possam acumular água, como pneus velhos, vasos de plantas e brinquedos abandonados. A limpeza constante do jardim, evitando o acúmulo de folhas e outros detritos, também é fundamental.
A manutenção da limpeza dos recipientes usados para armazenar água potável é outro passo importante. Substitua plantas aquáticas por aquelas que possam ser plantadas na terra e elimine os pratinhos dos vasos.
Para proteção individual, o uso de repelentes e inseticidas é altamente recomendável, especialmente em áreas de risco. Já a instalação de telas em janelas e portas pode impedir a entrada dos mosquitos nas residências.
A conscientização comunitária é outro pilar na luta contra a dengue. Participar de campanhas educativas e incentivar vizinhos a adotarem medidas preventivas pode ampliar o alcance dessas ações.
A luta contra a dengue está diretamente alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (ODS 3) da ONU, que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos em todas as idades. A gerente de Vigilância Epidemiológica reforça: “combater a dengue é parte de nossa missão global de promover saúde e bem-estar. Cada ação conta para alcançarmos esse objetivo”.
Confira abaixo o folder da campanha.