A prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da equipe do Programa de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, esclarece que a aplicação do inseticida contra o mosquito Aedes Aegypti conhecida como fumacê segue critérios epidemiológicos específicos.
Cada aplicação é cuidadosamente planejada considerando principalmente o número de pacientes infectados pelo vírus da dengue em uma determinada região. A equipe da Gerência Regional de Saúde do Estado e do setor de Controle de Zoonoses analisa em conjunto dados oficiais para que as ações sejam adotadas.
Todo paciente com suspeita de dengue é notificado ao Programa de Controle de Zoonoses, desencadeando análises para que sejam tomadas medidas específicas naquela localidade onde o munícipe reside. Tal decisão é baseada em critérios específicos, incluindo o número de focos e casos positivos de doenças transmitidas por vetores em cada bairro.
A aplicação do fumacê, por sua vez, segue uma janela de transmissão, ou seja, um período entre o início dos sintomas do paciente e a aplicação, garantindo sua eficácia. Além disso, o inseticida pode ser aplicado de três formas.
Tipos de Aplicação:
1. Tratamento Ultra Baixo Volume (UBV): Essa modalidade é realizada pelos técnicos do Estado de Santa Catarina (DIVE) por meio de carros equipados com UBV. A aplicação é feita em vários bairros e áreas extensas, porém apenas alguns domicílios são cobertos, concentrando-se nos locais com maior circulação viral.
2. Espacial no Entorno do Foco: O setor de Controle de Zoonoses executa essa aplicação, focando em um raio de 150 metros ao redor do local com maior concentração de casos de dengue. Normalmente, limita-se a um único bairro e abrange apenas as áreas com maior circulação viral.
3. Peridomiciliar: Nessa ação, o setor Controle de Zoonoses aplica inseticida na casa do paciente infectado, bem como em duas casas à direita, duas à esquerda, duas nos fundos e duas à frente, obedecendo a um raio de até 50 metros. Não se estende por toda a extensão da rua.
Cuidados Necessários:
É importante ressaltar que o inseticida mata apenas os mosquitos na forma adulta. Portanto, os cuidados para eliminação de ovos e larvas devem continuar, pois uma nova leva de mosquitos infectados pode surgir dias após a aplicação, já que a ação do inseticida dura de 30 a 40 minutos.
Fique atento às orientações e colabore para o controle eficaz da dengue em nossa região. O cronograma das aplicações do fumacê é atualizado diariamente e está disponível nos canais oficiais da prefeitura: site, Instagram e aplicativo Jaraguá na Mão (disponível na loja de aplicativos Android ou iOS).