Saúde disponibiliza Ambulatório de Cuidados Especiais no CEO

data 26 de fevereiro de 2024

O Centro de Especialidades Odontológicas conta agora com o atendimento de pacientes com quadros graves de deficiências que necessitam de controle e manejo especiais.

A prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Gestão Técnica e Especializada da Secretaria Municipal da Saúde, credenciou um novo prestador de serviços para atuar no Ambulatório de Cuidados Especiais em Saúde Bucal do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Desta forma, o corpo clínico de especialistas do CEO conta, a partir de agora, com o atendimento de pacientes que possuem quadros graves de deficiências que necessitam de controle e manejo especiais em odontologia.
O profissional (Dr. Clóvis Duarte) é especialista em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, Odontologia Hospitalar, Laserterapia e possui Mestrado em Saúde e Meio Ambiente. Inicialmente terão prioridade no atendimento os pacientes que já aguardam em lista de espera.
“É um avanço importante para a odontologia de Jaraguá do Sul. Tínhamos uma fila represada para estes procedimentos e agora vamos conseguir atender esta demanda. Assim que zerarmos os atendimentos em espera, iniciaremos a chamada para novos pacientes”, informa o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, que acompanhou o início dos atendimentos neste mês de fevereiro.

O que é um paciente especial
No Brasil, aproximadamente 24% da população possui algum tipo de deficiência auditiva, física, visual e/ou intelectual (IBGE, 2010). A atenção à saúde bucal de pacientes com deficiência pode requerer cuidado diferenciado, devido às características próprias determinadas pela deficiência. Embora algumas pessoas com deficiência possam estar incluídas no grupo de pacientes com necessidades especiais, essa condição não impõe, automaticamente, a necessidade de atendimento especializado em odontologia. Por exemplo, algumas pessoas com deficiência possuem limitações que as impedem de realizar a escovação dos dentes de maneira eficaz, necessitando da ajuda dos familiares ou cuidadores. Nestes casos, as equipes de saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde desempenham papel fundamental no cuidado à saúde.

Fluxo de acesso
O acesso dos pacientes especiais à rede SUS ocorre por meio das Unidades de Saúde, que realizam os cuidados odontológicos principalmente voltados para a remoção do biofilme para manutenção da saúde das gengivas, utilização de produtos fluoretados que previnem a cárie e procedimentos odontológicos de adequação do meio bucal que visam a manutenção dos dentes para a prevenção de perdas desnecessárias.

Serviço:
O CEO presta assistência odontológica de média complexidade aos pacientes SUS. Quando qualificado para atendimento presencial via teleconsultoria, o paciente especial é agendado no CEO para o procedimento necessário a nível ambulatorial ou hospitalar. No momento, os atendimentos à nível ambulatorial estão restritos aos pacientes que já aguardam em fila de espera. Casos graves que requerem ambiente hospitalar poderão ser solicitados via sistema informatizado, no campo Apoio Matricial PNE Hospitalar.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia