Em alusão ao Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Santé – Hospital Santo Antônio (Santé-HSA) promoveu nos dias 16 e 17 de abril uma roda de conversa com seus colaboradores trazendo o tema “Autismo: Visão Técnica e Condutas de Atendimento aos Pacientes”.
O encontro, realizado na Sala de Inovação da unidade, compartilhou orientações e práticas sobre como abordar e conduzir atendimentos a pessoas com TEA no ambiente hospitalar. A iniciativa veio ampliar o conhecimento da equipe e aprimorar a experiência dos pacientes e seus familiares, promovendo um cuidado mais atento às diferentes formas de comunicação, comportamento e interação.
Em conjunto à roda de conversa, o hospital também proporcionou uma blitz informativa à comunidade de Guaramirim. A ação ocorreu tanto nas áreas de maior concentração de trânsito no Centro da cidade, quanto no espaço do Pronto-Socorro do Santé-HSA, com a entrega de panfletos educativos.
De acordo com a instituição, ambas atividades procuraram destacar a importância de se olhar para o autismo com empatia e informação, para se fortalecer a construção de ambientes mais compreensivos e preparados para atender às diferentes necessidades das pessoas autistas na realidade local.
“Falar sobre autismo é necessário e urgente. Quando entendemos que as pessoas com TEA fazem parte da nossa sociedade e contribuem para torná-la mais diversa, percebemos o quanto podemos aprender com essa convivência. Como hospital, temos a responsabilidade de criar um ambiente preparado e respeitoso para todos, e iniciativas como esta são passos importantes nessa direção”, destacou o diretor-geral do Santé-HSA, Thiago Furtado, reforçando o compromisso do I. Santé com a campanha Abril Azul.