Samae recebe Certificado de Energia Renovável

data 11 de abril de 2025

A autarquia reduziu mais de 350 toneladas de CO₂ em 2024 com o uso de energia limpa.

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Jaraguá do Sul recebeu o Certificado de Energia Renovável, conhecido como Selo Verde, concedido pela empresa Electric. O certificado foi entregue ao diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell e a integrantes da equipe técnica pela analista de consultoria da Electric, Andry Gabrille da Costa de Freitas Pinto e pelo controller da empresa, Paulo Ricardo de Castro Rosa.
De acordo Onésimo Sell, essa certificação é fruto da decisão estratégica de migrar para o mercado livre de energia, optando exclusivamente por fontes renováveis. “Ao priorizar uma matriz energética limpa, conseguimos, somente em 2024, reduzir em 353,996 toneladas as emissões de CO₂, equivalentes de emissões de gases de efeito estufa. Esse é um número expressivo, que evidencia o impacto positivo que ações conscientes podem gerar no meio ambiente. Mais do que um resultado técnico, essa conquista reflete os valores que norteiam o Samae: inovação, responsabilidade ambiental e respeito às futuras gerações. E reforça também o nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, destacou.

Sell reforça ainda que “a sustentabilidade está presente no nosso dia a dia, nas nossas práticas e nas nossas escolhas. Essa certificação confirma que estamos no caminho certo, investindo em inovação, eficiência e, acima de tudo, no cuidado com o planeta. Seguiremos firmes em nossa missão de promover bem-estar e qualidade de vida à população com soluções que respeitam o meio ambiente e contribuem com um futuro mais equilibrado para todos. Sustentabilidade, para o Samae, é um compromisso contínuo”.
O analista econômico-financeiro da autarquia, Hector Honorio Santos Tomelin explicou que “a conquista da certificação se deve à migração para o mercado livre de energia, onde optamos por utilizar fontes renováveis, ou seja, que não agridem o meio ambiente. Essa certificação é feita anualmente pela Electric em parceria com outras instituições do setor. Além desta certificação, neste primeiro ano os resultados foram excelentes. Com a compra de energia no mercado livre, tivemos uma economia de 51% nas unidades migradas, o que representa R$ 1,6 milhão, praticamente o dobro da expectativa inicial, que era de 30%, ou seja, de R$ 800 mil reais”, salientou.

Segundo Tomelin, “a energia adquirida no mercado livre é utilizada em estações de tratamento de água e esgoto, além de algumas estações de recalque do Samae. O Selo Verde é a coroação de um trabalho iniciado em 2022. Nosso objetivo principal era economizar e garantir estabilidade ao sistema. A certificação veio como um reconhecimento adicional ao planejamento e à dedicação da equipe técnica”, completou.
O Samae seguirá utilizando energia do mercado livre até dezembro de 2028, conforme contrato vigente, com a intenção de renovação após esse período. A compra de energia no mercado livre nesse modelo oferece uma série de benefícios, como a redução de custos, maior controle do consumo e a possibilidade de uso de fontes renováveis, promovendo eficiência e sustentabilidade ambiental.

Veja também

2025 © Meu Personalyt