Sabrina Madeira Canuto Hufenüssler assume a presidência da Casa da Amizade

data 21 de agosto de 2024
autor

Crédito: Marcelo Luis

Ao lado da ex-presidente Maria Tereza de Amorim Nora, ela destaca o trabalho a ser realizado na entidade e se compromete a dar sequência aos projetos atuais, além de se manter vigilante, juntamente com suas associadas, sobre as necessidades e prioridades da comunidade das pessoas que procuram a Casa da Amizade.

O dia 11 de julho foi um marco na trajetória de voluntariado da Sabrina Canuto Hufenüssler. Em uma cerimônia de transmissão de cargo, ela passou a ser presidente da Casa da Amizade de Jaraguá do Sul, uma entidade das mais tradicionais da região. Preocupada com as causas sociais desde a sua adolescência, sabe o peso de comandar um trabalho que há 63 anos foi instituído com a missão de conhecer para contribuir e ter a oportunidade de minimizar a realidade do jaraguaense que se encontra em vulnerabilidade social.
Reforça que o trabalho não assusta. Sabe que há muito a ser feito e sabe também que conta com uma equipe de trabalho proativa, atualmente com 30 associadas e a colaboração de voluntárias e voluntários da sociedade civil e pública que muito contribuem para o sucesso do trabalho diante dos projetos realizados e das metas estabelecidas no início de cada gestão, sempre baseadas nas propostas estabelecidas em reunião nacional com as Casas da Amizade de todo país, porém em consonância com a realidade local.
Sabrina é associada efetiva da Casa da Amizade desde 2016. Foi motivada para ocupar este posto e deve muito do seu know-how à ex-presidente, Maria Tereza de Amorim Nora, de quem foi vice e cujo legado pretende seguir perpetuando. Tem como referência a sogra, a Sra. Karin Duwe Hufenüssler. Esposa de rotariano, foi ela quem a convidou e a conduziu para fazer parte na condição de madrinha, conforme regulamento. Há mais de 50 anos na Casa da Amizade, sempre esteve envolvida nos projetos sociais com muito conhecimento e sensibilidade aguçada diante das necessidades e repercussões preocupantes para o futuro do cidadão e da sociedade jaraguaense.

Como surgiu a Casa da Amizade em Jaraguá do Sul
Maria Tereza conta que a primeira Casa da Amizade foi instituída em Bauru/SP, em 1938. Em Jaraguá do Sul foi dia 18 de agosto de 1961. Instituída com o nome de Associação de Senhoras de Rotarianos – Casa da Amizade de Jaraguá do Sul, teve seu início com um grupo pequeno formado por algumas senhoras. A primeira presidente foi a Sra. Irma Heuse. Tal como estabelece seu primeiro estatuto, o objetivo principal é conhecer a realidade da cidade, quais suas principais demandas e como ajudar e contribuir para o desenvolvimento social e econômico como um todo.
“Nossa atuação é abrangente e envolve questões de saúde e educação principalmente nas regiões periféricas. Jaraguá do Sul recebe muitos emigrantes e alguns imigrantes que trazem consigo suas tradições e costumes, com suas dificuldades e necessidades, principalmente nos bairros mais afastados”, diz.
“Independente de todo o zelo público, cabe a nós, Casa da Amizade  e demais instituições, continuar a investir e conhecer esta realidade para, na medida do possível, inserir esta população,  que busca melhor qualidade de vida diante de suas necessidades”, reforça. Ou seja, oferecer e propor condições de vida digna diante da sua condição. 
São muitos os fatos que despertam atenção. Hoje o foco principal da Casa da Amizade é o apoio às crianças e idosos. Vários são os projetos direcionados direta ou indiretamente diante das necessidades que surgem. Contam com parcerias diversas e fazem doações e prestações de serviços, além de aquisições de materiais e produtos, os quais repassam às diversas instituições. Desta forma é possível melhor atender e fazer chegar apoio a esse público que está passando por necessidades.
Hoje para participar como associada da Casa da Amizade não há necessidade de estar vinculada ao Rotary. O grupo conta muito com o apoio de voluntárias ou voluntários, os mesmos sem a obrigação de participar das reuniões. Com relação aos eventos, realizam anualmente, sempre na segunda sexta-feira de junho, a Noite de Queijos e Vinhos; e em novembro o Café Natalino, no Clube Atlético Baependi. São dois eventos sociais abertos ao público para manter uma série de projetos em andamento ao longo do ano e permitir contribuir com causas externas. Conta com o trabalho das associadas e com a parceria de voluntárias para aquisição, elaboração e preparação de todos os pratos que fazem parte do cardápio gourmet, além de toda decoração e ornamentação do espaço.
Com o orçamento no biênio, sob administração de Maria Tereza, foi possível garantir cadeiras de banho, poltronas para acompanhante, televisores, ar-condicionado, macas, aparelhos para aferir a pressão e materiais de higiene pessoal para os hospitais do município. Também ajudam a Apae, onde inclusive Maria Tereza foi presidente e teve forte atuação; a Ama; a Casa Izabel; o Novo Amanhã; e a Costura Solidaria. Cobertores e mimos também foram distribuídos aos idosos durante a Páscoa e o Natal. Receberam também  muitas roupas infantis de empresas e repassaram juntamente com brinquedos perto do Natal.
Com foco na continuidade dos trabalhos, a entidade busca parceiros, aos quais agradece pela parceria e pela credibilidade conquistada junto à sociedade. Dessa forma conseguem  seguir trabalhando e honrando a todas as associadas que fizeram e fazem parte da entidade nascida de uma proposta tão nobre estabelecida em 1961 e que perpetua até hoje.

Projetos hoje
A ideia é dar sequência aos projetos, sendo eles projeto de leitura, arrecadação de materiais escolares, arrecadação de brinquedos novos e usados e de enxovais para bebês. E para a nova gestão, já estão encaminhados projetos como os kits para abrigos infantis e o projeto MIM – Mulher Incentiva Mulher. Além deles, tem os projetos de acolhimento, nos quais visitam os idosos e internos do Novo Amanhã.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia