Se você realmente conhece Jaraguá do Sul, é impossível que nunca tenha ouvido falar dos trabalhos admiráveis e majestosos que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) têm feito por quem precisa na nossa cidade. Completando 47 anos de fundação em 2020, e com a missão de “oportunizar o desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, lutar pela garantia de seus direitos e prestar apoio as famílias”, a entidade, fundada em 1973, atende alunos de Jaraguá do Sul, Corupá e Schroeder para o processo de habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e pessoas com transtorno do espectro autista.
Noticias relacionadas
O termo “inclusão” é o ponto chave que torna a APAE de Jaraguá do Sul o que ela é hoje. A inclusão social consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino. Santa Catarina iniciou o processo de inclusão no ano de 2006 e desde então todas as pessoas em idade escolar estão incluídas nas escolas regulares, pois tem o direito à educação formal como todo cidadão. Para atender as suas necessidades, eles frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas próprias escolas no contraturno escolar, ou quando a escola não oferece o AEE, em alguns casos, recebem esse atendimento na APAE. A APAE oferece também um “Programa de Reabilitação” para esses alunos.
Com uma grande rede constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas – unidas para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e a sua inclusão social, o nome por trás da gestão da unidade jaraguaense é o de Pricila Lorentz Müller, de 36 anos, que é formada em administração e pós-graduada em finanças e orçamentos. Casada e mãe de três lindos meninos, ela está na APAE desde julho de 2019. Antes de entrar para a associação, trabalhava como gerente no setor administrativo e financeiro de uma empresa da região. “À frente da APAE existe uma diretoria executiva composta por um presidente, vice-presidente, diretor financeiro, secretaria, social e patrimônio…. No histórico da APAE, não só do nosso município, sempre esteve à frente da direção um pedagogo, ou técnico da área da saúde, a diretoria passada acompanhando o crescimento da instituição acreditou ser interessante inovar e buscar no mercado alguém com conhecimento no setor administrativo, (tendo como referência o Hospital São José). Onde entre alguns currículos, fui selecionada. Por estar na época iniciando um projeto com o meu marido, fiquei em dúvida, mas quando entrei na APAE e senti a energia linda das pessoas, tive certeza que ali era o meu lugar”, revela Pricila.
Com uma estrutura tecnológica, sólida e unida, além de sempre oferecer base física, afetiva e social aos seus membros, a APAE oferece opções de aulas e atividades extracurriculares que transformam a vida dos seus alunos para o melhor. “Temos várias salas direcionadas ao nosso público, como salas de atendimento individual e em grupo, refeitório, jardim sensorial, salas para atendimentos específicos terapêuticos, sala de “Snoezelen” e sala “Montessoriana”, sala de informática, refeitório, ginásio de esportes, entre outros espaços. Hoje, dentro da APAE, temos programas direcionados para cada usuário, sendo que para ingressar na APAE é necessário passar pelo programa de avaliação e diagnóstico, que avalia as condições sociais, psíquicas, intelectuais, físicas e sensoriais das pessoas encaminhadas ou que procuram esta entidade, com o objetivo de propor ações de habilitação e reabilitação para melhoria da qualidade de vida, caso seja identificado o atraso global do desenvolvimento, a deficiência intelectual e/ou múltipla ou transtorno do espectro autista. Uma vez admitido o usuário é orientado a participar em um dos diversos programas que oferecemos”, explica. Vale ressaltar também que a APAE trabalha com os seus usuários a autogestão e a autodefensoria através do empoderamento quanto aos seus direitos e deveres para que possam atuar de forma ativa em decisões que possam defender os interesses em comum das pessoas com deficiência.
PROGRAMAS OFERECIDOS PELA APAE DE JARAGUÁ DO SUL
Programa de Estimulação Precoce
Atende crianças de zero aos seis anos com atraso global do desenvolvimento, transtorno do espectro autista e/ou crianças de alto risco (baixo peso ao nascer, prematuridade, entre outros), decorrentes de fatores genéticos, orgânicos e/ou ambientais. Visa o desenvolvimento integral da criança focando a estimulação nos aspectos que evidenciam maior defasagem.
Programa “Educação e Trabalho”
Tem como objetivo desenvolver o potencial para o mundo do trabalho. Buscando aperfeiçoar as habilidades, através de atividades que oriente e estimule a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. Neste processo de formação para o mundo do trabalho, acontece em cinco níveis: “Iniciação para o Trabalho”, “Formação Profissional I”, “Formação Profissional II” e o “Programa de Atividades Laborais” onde são oferecidos dois cursos práticos, os quais complementam as atividades realizadas em sala relacionando então teoria e pratica, com o objetivo de compreender e vivenciar o mundo do trabalho o qual contribuirá com a “Colocação no Mercado de Trabalho”.
A coordenadora do administrativo Jaqueline Alves, a coordenadora técnica Simone Orthmann, a diretora Pricila Lorentz Müller e a coordenadora pedagógica Yeda Marssaro.
Programa “Centro de Convivência Conviver”
Esse programa é direcionado aos usuários que estão em processo de envelhecimento, são desenvolvidas atividades com foco no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade, no fortalecimento/resgate dos vínculos familiares, do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social, através de abordagens multidisciplinares pautadas no direito, saúde, ocupação e lazer.
Atividades extras: Projeto Paradesportivo
O projeto visa proporcionar aos usuários a oportunidade de aperfeiçoarem suas habilidades específicas para diversas modalidades esportivas, e também integração e inclusão na sociedade pela prática esportiva, adequada às suas necessidades, oferecendo também atividades como dança, coral e informática.
Sempre de braços abertos, os recursos da APAE vêm de parcerias com os municípios de Jaraguá do Sul, Corupá e Schroeder, além do Governo Federal e Estadual. “Dependemos bastante de doações, campanhas e eventos que promovemos. Como somos uma entidade de prevalência na Política de Assistência Social, é garantida a universalidade do atendimento, então os usuários não pagam nada. Estamos também buscando cada vez mais nos inserirmos nos eventos da sociedade para ganharmos mais notoriedade e levar a inclusão para a sociedade, mostrar que nossos usuários são capazes. Em nosso calendário anual temos eventos como a “Semana Down Um Abraço”, “Abril Azul”, que é referente ao autismo, “Galetada”, “APAEraia” que é a nossa Festa de São João, “Festa da Família”, pedágios, “Festival de Talentos”, “Schützenfest” e o nosso auto de natal. Sempre estamos dispostos a participar de eventos promovidos pela sociedade Jaraguaense”, encerra.
Se possuir interesse em ser parceira da APAE, é possível entrar em contato com a diretoria executiva da casa, ou também com a coordenadora administrativa Jaqueline Alves, nos telefones: (47) 99187-8567 ou no 3370-2735. A APAE também recebe doações através da fatura da SAMAE ou CELESC, aquisição dos produtos da “Semana Down Um Abraço”, doações eventuais e alimentos, roupas ou produtos de higiene e limpeza. A APAE ainda dispõe de um projeto cadastrado no Fundo da Infância e da Adolescência para captação de recurso através da lei de incentivo fiscal. O nome do projeto é “Melhor Atender APAE de Jaraguá do Sul”. Pessoas Físicas podem doar até 3% do seu imposto de renda devido e Pessoas Jurídicas que deduzem pelo lucro real pode doar até 1%. Instruções mais detalhadas no site: www.apaejaragua.com ou consulte seu contador para maiores detalhes.
Eventuais doadores podem realizar depósito em conta bancária:
Viacredi
Agência 0101
Conta: – 870560-7
Banco do Brasil
Agência 5238-8
Conta: 48.230-7