Região de Jaraguá do Sul registrou 16.112 admissões no mês de dezembro, segundo Caged

data 4 de fevereiro de 2025

Em todo o país, foram registradas 81.412 contratações temporárias no período; 4.740 em Santa Catarina

O mercado de trabalho na região de Jaraguá do Sul registrou 16.112 admissões em dezembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). De acordo com o levantamento, durante esse período, foram 25.905 desligamentos.

O levantamento revela que 8.416 homens e 7.696 mulheres foram contratados no período analisado. Entre os novos contratados, 61,39% possuíam ensino médio completo e a faixa etária com maior participação nas contratações foi a de 18 a 24 anos, representando 29,05% dos admitidos.

O setor de serviços foi o que mais gerou oportunidades no período, com 7.665 admissões, o equivalente a 47,57% do total. O desempenho reflete o impacto das contratações sazonais de fim de ano, comuns no segmento.

Entre as cidades que mais contrataram, Joinville liderou com 9.546 admissões, seguida por Jaraguá do Sul, com 1.268, e Araquari, com 588. As cidades  que lideraram no número de desligamentos: Joinville com 14.074 demissões, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul que registraram, respectivamente, 2.690 e 1.017 desligamentos.

Trabalho Temporário registra crescimento em 2024 

Segundo os dados do CAGED, apenas no mês de dezembro foram registradas 81.412 contratações temporárias em todo o Brasil. O setor de serviços foi o grande destaque, sendo responsável por 80.673 admissões, principalmente nas áreas de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.

Santa Catarina, em dezembro, registrou 4.740 contratações temporárias. “Os dados mostram que o modelo segue como uma alternativa estratégica para empresas que precisam reforçar suas equipes sem comprometer sua estrutura permanente. O trabalho temporário continua a se consolidar como uma ferramenta essencial para o dinamismo do mercado de trabalho brasileiro, garantindo flexibilidade para empresas e oportunidades para trabalhadores em busca de recolocação ou experiência profissional”, explica Orlando Leier, gerente regional da Employer Recursos Humanos.

De janeiro a dezembro de 2024, foram registrados um total de 2,4 milhões de contratos firmados  na modalidade, de acordo com a ASSERTTEM (Associação Brasileira do Trabalho Temporário). Esse número representa um crescimento de 7,13% em relação a 2023, mesmo diante de um cenário econômico desafiador, marcado por inflação elevada, juros altos e a volatilidade do dólar.

Municípios

Os municípios da região são: Araquari, Joinville, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Canoinhas, Corupá, Garuva, Guaramirim, Irineópolis, Itaiópolis, Itapoá, Jaraguá do Sul, Mafra, Major Vieira, Massaranduba, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú, Schroeder e Três Barras.

Direitos do Trabalhador Temporário   

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.    

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.    

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia