A prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, comunica que a Ponte Pênsil Freimundo Keiser, na localidade de Garibaldi, ficará fechada a partir de amanhã. O motivo é a reforma desta estrutura, licitada recentemente pelo município.
A partir desta quinta-feira, a passagem para pedestres será fechada com tapumes e a ponte começará a ser desmontada. A reforma completa da deverá ser concluída em 120 dias, período em que a travessia estará sem acesso para a comunidade.
Ponte histórica
A Ponte Pênsil Freimundo Keiser foi tombada pela prefeitura de Jaraguá do Sul por meio do Decreto n° 9.035/2012, de 17 de dezembro de 2012 devido a sua importância cultural para a cidade.
Está construída sobre o Rio Jaraguá, ligando a JGS 465 – Estrada Elsa Trapp Meier, em Santo Estevão, à JGS 050 – Alvino Germano Lenz.
No ano passado, a prefeitura de Jaraguá do Sul abriu a Tomada de Preços nº 195/2023 para contratação de empresa para a reforma da ponte, com largura de 1,25m e comprimento de 54,40 metros. A mesma é de grande importância para a comunidade, uma vez que permite o tráfego de pedestres e bicicletas, auxiliando na mobilidade local. A empresa Cubica Construções Ltda. foi a vencedora da licitação e o investimento é de R$ 293.307,94.
No Memorial Descritivo da obra, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos justifica que a reforma se faz necessária devido a situação atual em que se encontra, em virtude do processo de degradação natural das peças que compõem a estrutura. “Objetivando segurança aos transeuntes, consideramos ser necessário a reforma integral da estrutura de madeira da ponte, considerando a substituição total dos cabos, tirantes (ou pendurais), das vigas transversinas e tábuas de madeira que compõem o tabuleiro da mesma”, informa a equipe.
Noticias relacionadas

“Os serviços iniciam pela retirada da tela de proteção (guarda-corpo) e em seguida das tábuas de madeira do tabuleiro e das vigas de madeira que apoiam nos cabos de aço de suporte de toda a superestrutura da ponte. A tela de proteção (guarda-corpo) necessita ser totalmente substituída, visto estar danificada e com corrosão. Os cabos secundários pendurais (ou tirantes), de 8mm de diâmetro, que fazem a suspensão do tabuleiro deverão ser todos substituídos, pois se encontram com alto grau de corrosão. Os cabos de sustentação (superior e inferior) originais, possuíam seção de 19mm de diâmetro. Foram substituídos para 12,50mm na última reforma. Porém, estão comprometidos e subdimensionados. Adequaremos para seção de 19mm, conforme originalidade, para maior segurança e durabilidade.
Após a instalação é necessário fazer a sua lubrificação com produto não tóxico. Os olhais esticadores, que fazem a fixação dos cabos de sustentação, que estão localizados na margem esquerda do Rio Jaraguá (Estrada Alvino Germano Lenz), estão em boas condições de uso, sendo necessário fazer limpeza e realizar uma pintura anticorrosão. Os olhais esticadores que estão localizados a margem direita do rio Jaraguá (Rua Elsa Trapp Meier), que estavam afixados em estrutura roliça de madeira, deverão ser substituídos por novos e afixados na nova estrutura de ancoragem que será de concreto, conforme detalhe do projeto. Instalar conjunto completo de olhais esticadores galvanizados a fogo, como as arruelas e porcas de fixação (do mesmo material) – conjunto similar ao existente da margem esquerda”, acrescenta.
