Rede Feminina promove mais um Outubro Rosa

data 23 de outubro de 2024
autor

Crédito: Estúdio Fotográfico Vitor Beal

Com campanhas de prevenção, palestras, venda de produtos e o acolhimento de sempre às mulheres que enfrentam câncer, grupo de voluntárias anuncia programação e convida a comunidade de modo geral para mais uma vez abraçar a causa.

Lançado em evento carregado de emoção, o Outubro Rosa deste ano em Jaraguá tem como tema “Motivando hábitos que vêm para o bem”. A ocasião contou com palestras, depoimentos, apresentações artísticas e dos produtos alusivos à campanha, e detalhou ao público a programação do mês dedicado à prevenção.
Mas apesar do clima festivo do evento, a incidência de casos de câncer segue em ascensão, com números que preocupam. Uma projeção do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostra que no triênio 2023/2025 devem surgir 704 mil novos casos em todo o Brasil, com destaque para os cânceres de mama (73.610) e de colo de útero (17.010), que são atendidos pela rede.
Cabe destacar ainda que o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo e também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. Já o câncer de colo de útero é o terceiro mais comum entre as mulheres e a quarta causa de morte. Por isso, a necessidade crescente de levar informações e incentivar mais e mais mulheres a fazerem seus exames preventivos no período correto. Afinal, um diagnóstico precoce garante um tratamento efetivo e a cura completa em muitos casos.
Com relação à mortalidade, dados do SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade) apontam que em 2022 o câncer de mama levou 19.103 vidas e o de colo de útero 6.983. Em Santa Catarina foram 793 vítimas do primeiro e 268 do câncer de colo de útero. Mas é importante ficar alerta também para os casos de câncer de mama em homens. Ainda que mais raros, eles exigem os mesmos cuidados.
A Rede Feminina de Jaraguá do Sul inclusive atende a esse público e trouxe um de seus pacientes para o evento de lançamento da campanha. O professor, Randal Gomes descobriu ao longo do tratamento tudo o que a entidade tem a oferecer. “Os maiores agradecimentos à Rede Feminina de Combate ao Câncer. Descobri que atendem a nós, homens, e ia lá semanalmente. Tenho feito reiki, acupuntura e acompanhamento psicológico e é fundamental termos uma rede de apoio ao redor de nós. Vocês não têm ideia de quantos homens não procuram esse apoio por preconceito a uma casa rosa, gerida por mulheres”, completou.
Quem quiser contribuir financeiramente com a causa pode adquirir os produtos alusivos à campanha, que já estão à venda no brechó anexo à sede da entidade (Rua Cel. Procópio Gomes de Oliveira, 801 – Centro). O local funciona  de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11 horas e das 13h30 às 16h30.

Programação Outubro Rosa 2024
27/10

Nove horas – Passeio ciclístico – Via Verde.

Palestras
Diversas palestras em empresas e entidades no decorrer do mês.

Rede no shopping
Venda de produtos e distribuição de material informativo.

Mês D
Ecografia mamária para todas as mulheres residentes em Jaraguá do Sul que fizerem o preventivo durante o mês de outubro na entidade e necessitarem do exame.

Rede nos postos de saúde
Orientação sobre prevenção e distribuição de material informativo em unidades de saúde do município.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia