R$ 83 milhões: O estouro de cofres da Magalu para comprar rival amada pelos brasileiros

data 1 de agosto de 2023

Magalu estourou os cofres e comprou rival, amada por muitos brasileiros, por um valor milionário

O ano era de 2011, quando uma famosa e amada rede de lojas de móveis do Brasil acabou sendo vendida para a Magazine Luíza (Magalu) que é uma das nossas maiores varejistas do segmento da atualidade.

Estamos falando da icônica e saudosa “Lojas do Baú“, que foi fundada no ano de 2007, pelo apresentador do SBT, Silvio Santos.

A primeira loja do baú foi inaugurada em setembro de 2007 na região de Santo André.

A meta da empresa era abrir lojas nas regiões Sul e Sudeste do país e disputar com as gigantes do setor da época, as Casas Bahia e o Ponto Frio, por exemplo.

Magazine Luíza comprou as Lojas do Baú n ano de 2011 (Foto Reprodução/Internet)

Como mencionamos acima, as Lojas do Baú foram vendidas no ano de 2011, mais precisamente em meados do dia 13 junho de 2011, e a transação foi concluída no dia 27 daquele mesmo mês.

Segundo o portal Uol, um dos motivos da venda para a Magalu, foi por não possuir condições de concorrer com grandes empresas globais de varejo, e acabar falindo.

Fora isso, essa transação fez parte de uma reestruturação definida pelo Grupo Silvio Santos para amenizar os impactos da venda de outro empreendimento que andava “mal das pernas”, o banco Pan Americano, que foi vendido para o BTG Pactual

Venda essa ocorreu após a descoberta de uma fraude contábil, que gerou rombo de cerca de R$ 4 bilhões (US$ 2,5 bilhões) na instituição financeira.

O estouro de cofres

Na época, a compra das Lojas do Baú, custou aos cofres da Magazine Luíza, o valor de R$83 milhões. A operação envolvia as 121 lojas da varejista distribuídas entre São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

De acordo com o que foi publicado na Folha de São Paulo, das 121 lojas do Baú, 12 foram fechadas e quatro incorporadas a marca Magalu com algumas reformas.

Magazine Luiza comprou as Lojas do Baú por R$ 83 milhões (Foto Reprodução/Veja)

A decisão foi informada, na ocasião, via teleconferência após a conclusão do plano de avaliação dos pontos de venda.

De acordo com o portal G1, a aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) saiu em março de 2013, por unanimidade.

Constante crescimento

Segundo declarações de Frederico Trajano, até então, diretor-executivo de marketing e vendas da rede, e que atualmente atua como CEO da varejista, outras 35 unidades da antiga rede de Silvio Santos passariam a funcionar no modelo de loja virtual no período de outubro daquele ano.

As outras 70 lojas do Baú seriam mantidas sob a mesma bandeira até janeiro do ano de 2012, quando adotariam  o nome do Magazine Luiza, mudança que marcaria de vez o fim e o adeus da marca Baú.

Essa movimentação ocorreu ao mesm

Porém, esse corajoso e substancioso investimento fez com que a varejista passasse por pequenos percalços. De acordo com o portal Exame, a compra do Baú da Felicidade, acabou trazendo alguns dessabores para Magalu.

Isso porque no ano de 2012, a transação acabou ofuscando os resultados da varejista naquele ano.

Segundo uma declaração dada pela própria presidente da loja, Luíza Trajano, a  aquisição saiu da rota dos planos da varejista, mas a mesma afirmou, na ocasião, que não se arrependia do negócio:

“Mas não me arrependo, porque o negócio era necessário. Primeiro porque o preço era atrativo. E precisávamos expandir as operações em São Paulo com pelo menos 20 lojas” – Disse ela na época.

TVFOCO

 

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