O queijo “Testo”, da Pomerode Alimentos, foi o vencedor do 2º concurso de Queijos Artesanais de Santa Catarina, em Rio do Sul, na noite de quarta-feira.
Noticias relacionadas
Ele levou a medalha Super Ouro entre os 27 queijos classificados como Ouro, ou seja, que levaram a nota entre 9 e 10.
Os queijos foram avaliados por jurados de diferentes estados brasileiros em relação à aparência, aroma, textura, sabor e adequação ao estilo da categoria na qual o queijo foi inscrito.
“O queijo Testo é maturado por 12 meses, de casca lavada, semiduro, com cristais de tirosina na massa, com sabor de caldo de carne, amendoado, bastante intenso justamente pelo tempo de maturação”, explica a engenheira de alimentos da empresa, Isadora de Andrade.
A Pomerode Alimentos também voltou pra casa com duas medalhas de ouro, com os queijos Família Sudbrack e Vale do Testo 6 Meses, além de uma medalha de prata com o Vale do Testo 3 Meses e uma medalha de bronze com o queijo Tomme Vaudoise.
A queijaria é dos irmãos Juliano e Bruno Mendes e fica em Pomerode. A dupla assumiu o empreendimento em 2017. Desde então, os irmãos trabalham com a produção de queijos artesanais diferenciados, como o Morro Azul, eleito o melhor do mundo na 3º Mundial do Queijo do Brasil, em abril.
Tanto o Morro Azul, como outros queijos multi premiados da Pomerode Alimentos, não participaram do concurso por conta de um critério que limitava o volume de leite utilizado na produção.
A Pomerode Alimentos fica a apenas 800 metros do Zoológico. Os queijos pomerodenses podem ser encontrados em supermercados e empórios de Itajaí e Balneário Camboriú. É possível localizá-los pela aba “pertinho de mim”, no site da queijaria.
Fonte: DIARINHO