Entre os meses de janeiro e setembro deste ano foram formalizadas 3.995 novas empresas de microempreendedores individuais (MEIs). Os dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da prefeitura de Jaraguá do Sul apontam um crescimento de 13,24% em relação ao mesmo período em 2023, quando 3.578 registros de novas empresas foram abertos. Os índices mostram ainda, no mesmo período, um saldo positivo de 9,72% entre abertura e fechamentos de empresas, totalizando 16.836 MEIs ativos.
O gerente de gestão de programas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Amadio preside o grupo Pró-Empresa – que congrega várias secretarias municipais – e aponta fatores que contribuíram para este cenário. “O aumento no número de MEIs formalizados em Jaraguá do Sul pode ser atribuído a uma série de avanços na desburocratização implementados pelo município. Iniciativas como o cadastro e a baixa automática dos MEIs facilitaram significativamente o processo de formalização, permitindo que empreendedores possam abrir seus negócios de forma rápida e sem complicações”.
Amadio acrescenta que, além disso, a dispensa de alvarás e licenças, juntamente com a isenção de taxas, tornou o ambiente de negócios mais acessível e atrativo. “Essa simplificação de processos tem sido fundamental para encorajar a formalização de microempreendedores”.
Os esforços do município também incluem a Central do Empreendedor, que oferece apoio direto aos empreendedores em questões relacionadas à prefeitura, e “o excelente trabalho realizado pelo Sebrae em Jaraguá do Sul que, por meio de capacitações e orientações, também complementa essas iniciativas. Essa combinação de esforços tem sido essencial para os resultados positivos que estamos observando”, completa o gerente de gestão.