Salve leitores da Revista Nossa! O assunto de hoje foi tema do meu trabalho de conclusão de curso na especialização em periodontia, concluída um bom tempinho atrás, rsrsrs…
Naquela época, assim como hoje, tínhamos muita dificuldade para encontrar um tema que fosse interessante e útil para se trabalhar – assim surgiu a ideia de esmiuçar esse assunto, já que haviam poucas informações e referências publicadas na literatura científica.
Noticias relacionadas
Imagem do sorriso perfeito.
O sorriso gengival é simplesmente a situação em que a gengiva prejudica a estética do sorriso, aparecendo mais do que deveria normalmente. Sorrisos perfeitos mostram pequena quantidade de gengiva e quando esta regra é quebrada a aparência facial sofre uma ligeira desarmonia.
Você aí, leitora, está sentada? Pergunto porque este dado remete à predisposição da ala feminina a expor mais os dentes e a gengiva do que os homens. Por isso temos uma demanda maior de mulheres no consultório procurando resolver ou atenuar esse problema. Mas não se desesperem. Temos diversos tipos de tratamento para melhorar a aparência facial.
Imagem de sorriso gengival – maior faixa de gengiva exposta durante o sorriso.
Primeiramente fazemos uma avaliação clínica para determinar que tipo de abordagem será necessária. Existem casos em que há uma discrepância esquelética dos ossos da face que só é sanada através de cirurgias maiores, realizadas em âmbito hospitalar e denominadas ortognáticas.
Outros casos menos severos de exposição gengival exces siva são resolvidos no próprio consultório, com o uso apenas de bisturi. Como havia mencionado neste espaço anteriormente, o planejamento digital da modificação a ser proposta nos mostra com maior transparência o caminho a ser tomado para diminuir a faixa de gengiva.
Soluções empregando cirurgias ortognáticas.
Outra abordagem que tem sido empregada com maior frequência atualmente é a aplicação da toxina botulínica, conhecida comercialmente como Botox, nos músculos que participam da elevação labial durante o sorriso. Esse tipo de tratamento evita cirurgias mais invasivas, o que é muito bom para os pacientes, mas deve ser renovado a cada seis meses por conta da perda do efeito do produto com o tempo.
Bom, o assunto é vasto e poderia ficar aqui digitando para vocês por muito mais tempo. Então, o que sugiro é procurar um profissional especializado na área de periodontia caso se identifique e se incomode com a aparência do seu sorriso.