Criado há dois anos graças a uma parceria entre a prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o Sistema Fiesc/Senai, o programa Qualifica Jaraguá irá promover mais uma formatura na nesta segunda-feira, às 18h30, no auditório do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas). Cerca de 180 alunos receberão seus certificados de conclusão dos 10 cursos profissionalizantes oferecidos no Senai e financiados pelo poder público municipal e pela iniciativa privada. São eles: Tecelão de Malhas, Costureiro, Soldador Básico (MIG/MAG/TIG), Assentador de Revestimento Cerâmico e Porcelanato, Eletricista de Instalações Prediais, Operador e Programador de Máquinas de Usinagem CNC.
O principal objetivo do Qualifica Jaraguá é propiciar a qualificação profissional através da parceria entre poder público e a iniciativa privada, obedecendo a três preceitos básicos: “primeiro, atende pessoas em situação de vulnerabilidade social, com registro no Cadastro Único. Segundo, desempregados e, por fim, pessoas empregadas que procuram se qualificar ou se recolocar no mercado de trabalho em outra área de atuação”, destacou o secretário de desenvolvimento econômico e inovação da prefeitura de Jaraguá do Sul, Thiago Sarmanho.
Uma das formandas é a auxiliar de cozinha, Ivone Andrade. Aos 50 anos, ela resolveu investir na área de costura e já faz aulas práticas na linha de produção de uma indústria têxtil no bairro Nereu Ramos “Eu queria muito aprender a costurar. A minha mãe é costureira, a minha irmã e a maior dos meus irmãos também já trabalham com isso. Foi quando vi uma oportunidade de fazer o curso por meio da prefeitura e do Senai”, sorriu.
Para o supervisor do Sistema Fiesc/Senai, Rafael Rodrigues são inegáveis os benefícios que programas como esse trazem à comunidade onde são desenvolvidos. “Estamos já na terceira edição do Qualifica Jaraguá e neste tempo foram concedidas mais de aproximadamente 600 vagas ao longo desse período, atendendo os principais segmentos da nossa indústria, da nossa região”, destacou.