Qualifica Jaraguá forma mais 180 alunos

data 17 de dezembro de 2024

Parceria entre empresas e a prefeitura busca atender necessidade de mão de obra qualificada no mercado de trabalho.

“Estou transformando a minha vida para melhor”. Foi assim que a cuidadora de idosos e estudante de tecelagem, Neli Souza e Silva resumiu o significado da qualificação profissional em sua trajetória. Há três anos, ela mudou do interior do Rio Grande do Sul para Jaraguá do Sul e foi nessa época que conheceu o Programa Qualifica Jaraguá – uma parceria entre a prefeitura, Fiesc e empresas parceiras.

Neli é uma das 180 pessoas que se formou na noite de ontem e já tem proposta para mudar de ramo. “É minha segunda qualificação e isso despertou o meu amor pela tecelagem. Já tenho proposta para trabalhar em uma grande empresa”, disse.
O evento ocorreu no grande auditório do Centro Empresarial, onde muitas histórias de superação marcaram a solenidade. Pessoas que encontraram na qualificação profissional a oportunidade que precisavam para ingressar no mercado de trabalho, evoluir profissionalmente e sonhar com dias melhores.

É o caso do motorista de ônibus em Guaramirim, Gemerson Vevilato, que fez o curso de soldador. “É algo que eu sempre quis e quem sabe eu mude de profissão”, comentou. 
O programa também atende a necessidade das empresas de mão de obra qualificada. “É muito gratificante podermos transformar a vida das pessoas. E ao mesmo tempo atende a nossa principal carência”, destacou a analista de treinamento da empresa Lunelli, Juliana de Fátima Ricken Effting.

Para o secretário municipal de desenvolvimento econômico de Jaraguá do Sul, Thiago Sarmanho, o crescimento populacional constante exige cada vez mais profissionais qualificados para atender a demanda das empresas. Ele explica que a prefeitura arca com 80% dos custos do programa e as empresas absorvem os outros 20%.

“Assim, contribuímos para que o nosso município continue sendo referência em qualidade e competitividade. E isso passa, necessariamente, pela qualificação. A intenção do prefeito Jair Franzner é ampliar o Qualifica Jaraguá em 2025”, comentou.
Nessa edição foram 10 turmas de alunos que frequentaram de 80 a 180 horas práticas e teóricas nos laboratórios do Senai e nas empresas participantes.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});