Noticias relacionadas
Segundo dados do último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Jaraguá do Sul conta hoje com um número expressivo de habitantes acima dos 60 anos de idade, totalizando cerca de 13 mil pessoas. Observando isso e cientes de que essa população deve crescer ainda mais com o passar dos anos, Omar e Marli Forte idealizaram o Programa Viver Bem na Maturidade (Provem), que oferece atividades voltadas para vida e saúde, além de esporte, cultura e lazer. Atendendo de início somente o município de Jaraguá do Sul, em 2025 o projeto pioneiro em Santa Catarina conquistou o status de estadual e irá ampliar o seu alcance para Guaramirim.
O projeto foi viabilizado por meio do Termo de Fomento n°09/2023/CMDI/JS, celebrado entre o Centro de Artes Integradas – CAI e a prefeitura de Jaraguá do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e com interveniência do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Isosa de Jaraguá do Sul. Mais recentemente, recebeu das mãos do governador do Estado termo de fomento n° 2024TR001687 celebrado entre o (CAI) e o Estado de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria Assitência Social – SAS e do Conselho Estadual do Idoso – CEI com recursos do Fundo Estadual do Idosos – FEI, que foi motivo de orgulho para os idealizadores do projeto. “Hoje Jaraguá do Sul conta com 33 grupos de terceira idade espalhados no nosso município e atendemos a uma pequena parcela desse público. Só esses dados já justificam qualquer apoio a projetos sérios e comprometidos com o bem estar da população longeva e em Santa Catarina e no mundo não é diferente”, frisa Omar, cujo Centro de Artes Integradas CAI/Ponto de Cultura é bastante atuante quando o assunto envolve projetos e editais.
Hoje, a iniciativa se divide em vários núcleos e oferece treino resistido com peso para idosos, treino funcional, fortalecimento do assoalho pélvico, pilates de solo, caminhadas orientadas, dança de salão, dança coreografada, dança solta e, pela primeira vez em Jaraguá, dança competitiva de salão 60+. Existe ainda um núcleo gastronômico, com curso chef gourmet 60+ em escola especializada da região, oficinas de artes visuais, sala de cinema e cineclubes guará e retrô; e o núcleo de palestras: “A Arte de Envelhecer”.
Omar Forte é pós-graduado em gerontologia, trabalha com grupos de idosos há mais de 22 anos em Jaraguá do Sul e região e através dos editais teve a oportunidade de expandir o projeto sem perder o propósito, que é o atendimento de qualidade e empatia com os idosos, procurando suprir a população longeva de Jaraguá do Sul com atividades de prevenção e manutenção física e cognitiva com carinho e atenção. Com a ampliação do projeto a nível estadual, eles já pensam em descentralização para chegar a mais duas cidades. Atender Santa Catarina inteira, eles reconhecem, seria o ideal, mas demanda uma logística muito maior com parceria do poder público e privado. A expectativa, porém, é de que isso aconteça muito em breve.
“Estar inserido em um mundo mais ativo na maturidade é maravilhoso. A valorização e inclusão de grupos maduros é fundamental, pois nossa sociedade está envelhecendo e a busca da qualidade de vida e da saúde física e mental se faz necessária”, reforça Marli. No ano passado foram atendidos de forma direta cerca de 300 idosos. “O crescimento desse público ocorre rapidamente pelo mundo todo e é de responsabilidade nossa e do poder público assistir e cuidar desta população, principalmente aquele idoso que se encontra desamparado e sem condições financeiras de cuidar da sua saúde física e mental”, reforça Omar.
Outras atividades que o programa abrange
Desde 2024, o Provem é referência para o Estado em programas como o I Festival 60 mais de Jaraguá do Sul, com grupos vindos de outras cidades de Santa Catarina, como Florianópolis, Balneário Piçarras e Joinville; Avós do Provem, no qual foram feitas entrevistas com os idosos contando suas histórias de vida; o Minuto Provem, com assuntos pertinentes à longevidade e como envelhecer no futuro; e o Dicas do Provem, cujos temas giram em torno de alimentação, exames preventivos e os mais variados assuntos de interesse da longevidade.
Para este ano, novas oficinas estão sendo estruturadas. Hidroginástica para idosos é uma delas, assim como rodas de conversa com o objetivo de desenvolver o contato social através de assuntos pertinentes ao envelhecer no futuro e como estamos nos preparando para isso, e o Idosamente, que consiste em oficinas e trabalhos cognitivos para grupos longevos.
Quer saber mais? Acesse o Instagram @provem_sc . Lá você encontra informações e dicas pertinentes a essa faixa etária.