Próteses bucais: quem usa?

data 24 de novembro de 2023
autor

Crédito: Marcelo Luis e divulgação

Cerca de 80% da população com mais de 65 anos no Brasil utiliza algum tipo de prótese na boca.

Vendo aqui um assunto interessante para os leitores da Revista Nossa, me veio à cabeça um dado significativo que estudei recentemente: cerca de 80% da população com mais de 65 anos no Brasil utiliza algum tipo de prótese na boca, seja de um ou mais dentes.
As causas das perdas dentais ao longo da vida são as mais diversas, mas se sobressaem a cárie e a doença periodontal, responsáveis pelo desequilíbrio do meio bucal.
Outra informação importante é a de eficiência mastigatória e o quanto ela é prejudicada com a ausência de um ou mais dentes. Os indivíduos que utilizam dentadura, por exemplo, têm sua eficiência de mordida diminuída em até 70% – e com isso vem a dificuldade para mastigar, deglutir o alimento e até mesmo a absorção dos nutrientes pelo trato gastrointestinal.

Prótese antiga sendo substituída por nova.

 Talvez isso justifique a febre e a corrida pelos tratamentos com implantes dentais. Eles surgiram com o intuito de substituir os dentes perdidos e são uma grande evolução, tornando-se realidade para milhões de pessoas no mundo todo.

Doença periodontal.

Já imaginou, então, quanta gente utiliza dentadura, próteses parciais removíveis ou fixas, coroas com pinos, etc? É um número considerável e demonstra que é importante o cuidado com o tipo de trabalho que foi feito para substituir os dentes perdidos.
O ambiente oral da boca do ser humano é um dos mais complexos existentes neste planeta, pois é escuro, úmido, infestado de microorganismos e passa por ciclos térmicos contínuos! Uma hora quente, com aquele cafezinho; outra hora frio, com um suco gelado. Para um material suportar essas condições ele tem que ser de extrema qualidade e resistência, você não acha?

Prótese – protocolo.

Por isso, sempre oriento meus clientes sobre as opções disponíveis, salientando que tudo tem seu valor. A escolha de um trabalho mais elaborado, realizado dentro de um laboratório de prótese conceituado e com matéria-prima de qualidade, faz toda diferença no resultado do tratamento, bem como em sua resistência e durabilidade ao logo do tempo.
Consultar um profissional especializado e que tenha discernimento sobre as possibilidades a serem oferecidas, também. Agende já sua consulta e saiba o que a ciência odontológica tem a lhe oferecer.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia