Projeto de Guaramirim é selecionado para o Congresso Internacional de Educação, em Madri

data 18 de setembro de 2024
autor

Crédito: Divulgação

“Miudezas literárias” representou o Brasil na IX Feira Internacional de Ciências e Tecnologia, no Paraguai, e conquistou a vaga.

A Secretaria de Educação de Guaramirim, por meio da pedagoga Valcíria Lana de Souza, marcou presença na IX Feira Internacional de Ciências e Tecnologia, realizada em Ñemby, no Paraguai.
O evento ocorreu de nove a 13 deste mês e reuniu projetos educacionais de diversos países. Guaramirim representou o Brasil com o projeto “Miudezas literárias: encontros e contos”. O mesmo recebeu certificação, medalha e credenciamento para que o município participe do Congresso Internacional de Educação em Madri, na Espanha, em 2025. “É uma grande conquista graças ao trabalho coletivo de todos que se empenharam”, comemora Valcíria, idealizadora do projeto.

Valcíria representou a Secretaria de Educação de Guaramirim na IX Feira Internacional de Ciências e Tecnologia.

Segundo ela, “Miudezas literárias: encontros e contos” foi aplicado na rede municipal de Guaramirim em 2022. É desenvolvido nos primeiros e segundos anos da rede municipal de ensino e tem como objetivo, estimular a competência leitora nos estudantes. 
Para isso, o projeto é desenvolvido durante todo o ano letivo. Os alunos levam para casa a sacola literária com obras, participam de sessões de contação de histórias com autores locais, produzem suas próprias obras literárias e finalizam o programa com o momento de autógrafos. “Vai muito além da prática literária. Trabalha o fortalecimento de vínculos entre alunos e familiares, a autoestima destes alunos com o momento de autógrafos e a criatividade como um todo”, destaca Valcíria.

Para a secretária de educação de Guaramirim, Cláudia Chiodini, o projeto se tornou realidade devido ao empenho e dedicação de todos os profissionais envolvidos, sejam professores, coordenadores e gestores, assim como os estudantes e suas famílias. “Estamos muito felizes por este reconhecimento, pois é um projeto que faz a diferença na vida dos estudantes no cotidiano escolar e conta com a forte parceria dos professores alfabetizadores” comemora.
No ano passado, o projeto participou da Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), onde também foi selecionado, oportunizando a participação no evento em Ñemby.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia