Por meio do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIJS, o programa conta com uma turma de 16 estudantes do Colégio São Luis/Marista. Etapa iniciada em agosto, se estendendo até o dia 13 de setembro, envolve cinco encontros com os alunos em atividades no Centro Empresarial, onde participam de oficinas em que recebem dicas e orientações sobre carreiras profissionais, desenvolvimento de negócios, desde a prospecção de oportunidades, realidades do mercado, custos e como viabilizar um empreendimento. Após a etapa local, os jovens participam em outubro de uma banca regional e o projeto selecionado concorre à fase estadual.
Noticias relacionadas
Nestes encontros locais, os estudantes contam com a participação de quatro lideranças do NJE que atuam como multiplicadores: Jair Vegini, Guilherme Gumz Felicioni, Luis Fernando Stahelin e Fabiano Cândido Ribeiro. “Nestes encontros a gente compartilha com eles oportunidades, mas também desafios a serem vencidos. Esta base é muito importante para qualquer negócio se sustentar”, explica Jair Vegini, engenheiro que vivenciou a experiência de montar seu próprio negócio depois de trabalhar como empregado em uma grande empresa.
O ‘Geração Empreendedora’, completa Luis Stahelin, pode ser o primeiro passo para tornar real o sonho de muitos jovens. “Há vários casos concretos de empresas que surgiram após os estudantes terem participado do projeto. Nas oficinas, eles trabalham questões que nem sempre o empreendedor que está iniciando tem acesso, desde custos, que público-alvo devem atingir, como fazer a gestão de pessoas que farão parte da empresa. Enfim, que passos iniciais são importantes para serem bem-sucedidos em uma ideia de negócio”, opina Luis, também um engenheiro que trocou o chão-de-fábrica por um empreendimento próprio.
A coordenadora do ensino médio do São Luis/Marista, Daniela Brocca, e o professor Felipe Taborda de Lima, que leciona empreendedorismo na instituição, reforçam a importância da capacitação para os jovens, que assim podem vislumbrar voos maiores quando decidirem seguir um caminho profissional. “É uma oportunidade que eles têm de olhar as perspectivas de uma carreira, uma visão de futuro muito importante justamente nesta fase da vida escolar que pode definir o propósito de vida e o que farão mais adiante. A iniciativa da ACIJS traz esse olhar”, destaca Daniela, reconhecendo o trabalho do Núcleo de Jovens Empreendedores.
Para o professor Taborda, o programa vem ao encontro de uma proposta educacional que a escola já oferece aos seus alunos. Ele conta que o currículo escolar proporciona 6 meses de aulas de empreendedorismo. “Esta oportunidade de receberem orientações de empresários é mais um preparatório no amadurecimento de ideias sobre como podem evoluir como cidadãos e como profissionais daqui para frente, em uma região com uma veia de empreendedorismo muito forte”, assinala.
Em sua décima edição, o programa Geração Empreendedora foi idealizado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) através do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (CEJESC) e Conselho Estadual da Mulher Empreendedora (CEME). Neste período, já foram capacitados mais de 3.700 estudantes de todo o estado, com a ajuda de 500 empresários voluntários.