Procuradoria da Mulher reforça compromisso na defesa dos direitos femininos

data 14 de fevereiro de 2025

Nova procuradora, Natália Lúcia Petry reforçou os objetivos do órgão.

Terça-feira, na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, a nova procuradora da Mulher do Legislativo, vereadora Professora Natália Lúcia Petry (MDB) concedeu uma entrevista para falar sobre os trabalhos à frente do órgão. A entrevista foi conduzida pelo gerente de comunicação social e programas institucionais, André de Carvalho Ferreira. O bate-papo destacou as ações e o futuro do órgão na proteção dos direitos das mulheres e no combate à violência e discriminação.
A Procuradoria da Mulher tem um papel fundamental na cidade, recebendo denúncias, encaminhando casos para os órgãos competentes e promovendo debates e estudos sobre temas relacionados às mulheres. Durante a entrevista, a vereadora ressaltou a importância da colaboração entre diferentes instituições, como a Polícia Militar, Polícia Civil, DPCAMI, CREAS e a Defensoria Pública, que em breve passará a atender também na Câmara de Vereadores jaraguaense. “Essa é uma conquista importante”, destacou Natália.
Outro ponto levantado foi a necessidade de envolvimento de toda a sociedade no combate à violência contra a mulher. Para a parlamentar, existe uma cultura de que esse é um assunto apenas das mulheres, mas defende que toda a sociedade deve se envolver e que homens e mulheres precisam assumir a responsabilidade de combater qualquer tipo de violência, principalmente a doméstica.
No que diz respeito a projetos futuros, a vereadora destacou a importância da educação como ferramenta de prevenção. Segundo ela, é essencial conscientizar as novas gerações sobre a inaceitabilidade da violência por meio de programas institucionais da Casa de Leis, como o Câmara.Com Você, o Alunos no Legislativo e o Vereador Mirim.
A procuradora reforçou ainda a importância de garantir um espaço seguro para que as mulheres denunciem violências sofridas. Ela lembra que muitas sentem vergonha e culpa ao denunciar as situações, mas adverte que é preciso mudar essa realidade, pois os culpados são os agressores e eles devem ser punidos de maneira exemplar.
“Às mulheres, não se deixem levar por qualquer intimidação. Sentindo-se abusada, agredida ou sofrendo qualquer violência, procurem a Procuradoria da Mulher aqui na Câmara de Vereadores. Procurem os órgãos competentes que nós com certeza vamos dar toda atenção a todas as situações que chegarem. Denunciem. Não podemos nos omitir”, frisou.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia