Após uma certa idade, muita gente começa a apresentar dificuldade para leitura e tem que afastar os escritos dos olhos para poder enxergar, causando a chamada síndrome do braço curto, uma forma divertida para dizer que a pessoa está com problemas de visão.
Esse processo se chama presbiopia e é uma perda gradual e irreversível da visão de perto, popularmente chamada de vista cansada. Ela faz parte do processo natural de envelhecimento e ocorre a partir dos 40 anos. Pessoas que trabalham usando muito a visão de curta distância, no entanto, podem apresentar esse sintoma mais cedo.
Os cristalinos dos nossos olhos são como lentes que se ajustam para pôr em foco os objetos em diferentes distâncias. Quando somos jovens, essa lente é flexível, permitindo focar perto e longe. Após os 40 anos, torna-se mais rígida e perde a capacidade de mudar de forma com facilidade, deixando a tarefa de focar mais difícil.
Geralmente é a partir dos 40 anos que a presbiopia é notada e por volta dos 60 ela tende a se estabilizar. Não há como fugir desse processo normal de envelhecimento. No entanto, o problema pode ser corrigido com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia. Caso contrário, a pessoa pode ter dores de cabeça e fadiga ocular.
As lentes corrigem a dificuldade de foco causada pela presbiopia e devem ser adaptadas às necessidades de cada paciente, principalmente se ele já usa óculos ou lentes de contato para outros problemas de visão.
Para se livrar dos óculos, as pessoas buscam a cirurgia, que pode ser feita de duas formas: trocando-se o cristalino natural por uma lente intraocular ou corrigindo o tamanho da córnea com laser para compensar a falta de elasticidade do cristalino.
No entanto, a possibilidade e o tipo de cirurgia adequado para cada paciente deve ser prescrito pelo oftalmologista, que é o médico indicado para avaliar a melhor opção para cada paciente.
Outros problemas comuns de visão além da presbiopia são miopia, hipermetropia e astigmatismo.