Na palavra livre da sessão de ontem, a vereadora Sirley Maria Schappo (Novo) comentou os problemas relatados por munícipes sobre a coleta seletiva de lixo na cidade. Durante a sessão, a parlamentar exibiu o vídeo de um morador que mostrava sacos de lixo verdes, utilizados para materiais recicláveis, sendo recolhidos por um caminhão destinado somente para resíduo não reciclável.
Noticias relacionadas
“Eu questionei tanto o presidente do Samae, que me passou o contato do gerente da Ambiental, e ambos me disseram que há uma normativa […] trabalhista que determina que os servidores da empresa não podem mais coletar naquele outro tipo de caminhão baú, que faz o movimento repetitivo de jogar os sacos por cima do caminhão”, comentou Schappo. A prática inviabiliza o recebimento do material nas cooperativas que realizam a separação dos resíduos sólidos. “Eles têm de arrumar um jeito de cumprir a lei, mas também cumprir o que diz o contrato que eles têm com a prefeitura de Jaraguá do Sul”, argumentou.
O vereador Luís Fernando Almeida (MDB), em seguida, relatou o caso de recolhimento irregular observado na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, no Centro, e que foi filmado pelo próprio parlamentar. “Eu filmei dois contêineres daqueles escrito ‘Lixo Comum’ e dois ‘Lixo Reciclável’. Eles simplesmente pegaram os dois contêineres de lixo comum, jogaram no caminhão […] e apertaram o compactador”, afirmou. “O pior de tudo é ver que o município gasta com saco verde […] e mesmo assim a coleta de lixo é feita junto com a comum. Isso é um absurdo”, complementou Almeida.
A coleta seletiva em Jaraguá do Sul ocorre por meio do programa de coleta seletiva Saco Verde, realizado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) desde 2018, em que cinco sacos de lixo destinados exclusivamente para resíduos sólidos são distribuídos a cada cinco semanas às residências para coleta nos bairros por empresa terceirizada. A medida busca incrementar a coleta do lixo reciclável e facilitar o recebimento dos materiais nas cooperativas de reciclagem.
O que é Palavra Livre?
A Palavra Livre é o momento da Sessão Ordinária, após a Ordem do Dia, em que os vereadores se manifestam sobre um assunto de sua livre escolha. Os vereadores que queiram fazer uso da Palavra Livre devem fazer seu registro no sistema eletrônico, sendo respeitada a ordem de inscrição para manifestação.