
Noticias relacionadas
DivulgaCand, da Justiça Eleitoral, exibe informações de primeiras candidaturas em cidades de SC em 2024 (Foto: Reprodução)
A plataforma da Justiça Eleitoral que reúne informações de candidatos a prefeito, vice e vereador nas eleições 2024 já pode ser consultada e apresenta os primeiros registros de candidaturas de Santa Catarina.
O DivulgaCand reúne dados apresentados pelos partidos políticos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e fornece informações como dados pessoais dos candidatos, declarações de patrimônio e os documentos apresentados para registro da candidatura. No decorrer da campanha, a plataforma também recebe prestações de contas dos candidatos que informam o quanto cada um gastou com as ações de divulgação da campanha.
Em Santa Catarina, o DivulgaCand já reunia informações de candidatos de 20 cidades catarinenses até a noite desta segunda-feira (29). Entre os maiores municípios, havia dados de Joinville, Itajaí, Criciúma e Palhoça. A cidade da Grande Florianópolis, a propósito, é a que mais tinha candidatos já registrados e com dados disponíveis, com 119 concorrentes a vereador e dois a prefeito.
No total, são 11 candidatos a prefeito, 11 a vice-prefeito e 382 concorrentes a vereador em Santa Catarina que tinham as informações de candidatura disponíveis no DivulgaCand. Em todo o país, eram 11,8 mil candidatos com informações divulgadas — 400 concorrentes a prefeito, 400 a vice e 10,8 mil a vereador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações podem ser enviadas à Justiça Eleitoral após a realização das convenções, encontros em que os partidos definem quem serão os candidatos e que precisam ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto. As legendas que já oficializaram a definição dos concorrentes já podem pedir o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral, o que resulta na posterior divulgação das candidaturas no DivulgaCand.
O registro das candidaturas pode ser feito até 15 de agosto. No dia seguinte, dia 16, tem início a campanha eleitoral em si.
