Previsão do tempo para este fim de semana

data 8 de junho de 2024

O meteorologista Piter Scheuer afirma que Santa Catarina enfrentará dias de calor intenso que podem ultrapassar 35ºC

calor em SC deverá ser intenso em todas as regiões  – Foto: Ahmad AL-RUBAYE /AFP

O clima invernal vai “dar uma pausa” em todas as região Sul do Brasil, devido a uma grande massa de ar quente com temperatura muito acima da média, que tomará conta de parte da América do Sul, causando calor em Santa Catarina.

Fenômeno impacta mês de junho, e devemos passar por dias de calor em SCFenômeno impacta mês de junho, e por isso devemos passar por dias de calor em SC – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Conforme o meteorologista Piter Scheuer, Santa Catarina deve enfrentar tempo seco com poucas chuvas nos próximos três meses, além disso, a estiagem deve atingir o Estado pelas próximas duas semanas.

Scheuer destaca que as condições ocorrem devido a um bloqueio atmosférico, que dificulta o processo de formação de nuvens carregadas, desviando o sistema frontal para o Oceano Atlântico e proporcionando uma maior amplitude térmica, com manhãs frias e tardes quentes.

Veranico traz calor em SC

calor em scCalor em SC estará acentuando no Sul e Oeste, com máximas de 27°C e 28°C – Foto: Climatempo/Divulgação/ND

Conforme alertado anteriormente pelo meteorologista, o Estado enfrentará dias de calor extremo ocasionado pelo veranico. As regiões que mais sofrerão serão o  Oeste e Sul.

O veranico faz com que o tempo seja mais ensolarados com formação de alguns nevoeiros ao amanhecer durante a segunda e a terceira semana de junho. No entanto, uma frente fria espera o final do mês, com chuvas isoladas.

Inverno nada rigoroso

O

Piter afirma que o inverno não deve ser rigoroso, pois com essas danças entre o frio e calor, o tempo em Santa Catarina estará dentro da normalidade durante a estação.

Apesar do La Niña estar atuando no resfriamento das águas no Oceano Pacífico Equatorial, as temperaturas ainda não devem cair em 2024.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia