Todo verão a gente relembra os cuidados para passar as férias com saúde. Uma das doenças mais comuns dessa estação é a desidratação provocada por intoxicação alimentar, que provoca diarreia e vômitos, e a consequente perda de líquidos do corpo. Veja como prevenir isso:
Vegetais crus devem ser lavados em água com algumas gotas de água sanitária e bem enxaguados antes de consumir;
As carnes devem ficar bem refrigeradas, principalmente os peixes e frutos do mar;
Beba de seis a oito copos de água ou sucos naturais por dia. As bebidas isotônicas também são boas para repor os sais minerais perdidos pela transpiração. Evite sucos industrializados;
Consuma muitas frutas cítricas, legumes e verduras escuras. Prefira azeite, vinagre e limão para temperar as saladas, a maionese pode ser perigosa no calor.
As verminoses também são muito comuns, pois o calor e a umidade favorecem sua proliferação, principalmente em praias contaminadas por esgoto. Com a lotação, a areia se torna um risco para contaminações. Lombrigas, oxiúros, giárdias e amebas são as mais frequentes. Os especialistas recomendam que os veranistas tomem vermífugos ao final da temporada. Confira outras dicas de prevenção:
Beba somente água filtrada ou fervida;
Lave bem frutas e verduras e cozinhe bem os alimentos;
Não coma carne mal passada, principalmente de porco;
Lave bem as mãos antes das refeições e depois de usar o vaso sanitário;
Conserve as unhas de crianças e adultos bem cortadas e limpas;
Mantenha os sanitários em boas condições de higiene.
Importante! Evite praia imprópria para banho. Praias contaminadas são focos de doenças, inclusive de Hepatite A, que pode ser causada por alimentos mal preparados e águas contaminadas por fezes contendo o vírus HAV.
E como no verão todo mundo quer pegar uma cor, muita gente também se esquece dos cuidados que devem ter com o sol, por isso a insolação é um problema dos mais comuns no verão.
Provocada por exposição excessiva, pode causar falta de ar, dor de cabeça, náuseas, tontura, febre, pele avermelhada e seca, extremidades arroxeadas e até mesmo inconsciência.
A areia da praia também reflete o sol, o que aumenta a exposição ao calor. Então, é fundamental o uso de protetor e bloqueador solar sempre, mesmo em dias nublados, e reaplicar depois de suar ou entrar na água.
Importante também tomar muita água para manter a temperatura corporal.
Cuide-se e passe o verão numa boa!
Por: Dr. Vicente Caropreso – Médico e Deputado Estadual.