Prefeitura lança nova edição do Programa Qualifica Jaraguá

data 6 de junho de 2024

Parceria entre o município e a Federação das Indústrias de Santa Catarina oferta cursos gratuitos à população.

Na tarde de ontem, no gabinete do prefeito Jair Franzner, ocorreu o lançamento da edição 2024 do Programa Qualifica Jaraguá – uma parceria entre o município e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) –, que tem como objetivo a preparação de profissionais para o mercado de trabalho por meio de cursos gratuitos em várias áreas de atuação.
Será a 3ª edição do programa idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Os cursos começam no mês de julho e são voltados a residentes do município. Cerca de 200 vagas serão disponibilizadas, mas há critérios para inscrição:
1- Pessoas em situação de vulnerabilidade social – com registro no Cadastro Único (deve apresentar folha resumo do Cadastro Único);
2- Desempregados (mediante apresentação da Carteira de Trabalho);
3- Pessoas empregadas à procura de qualificação ou recolocação no mercado de trabalho.

O Programa Qualifica Jaraguá tem a parceria do Senai Jaraguá do Sul para execução dos cursos. Além do investimento feito pela prefeitura (que arca com 80% dos custos), há a contrapartida da iniciativa privada, que custeia 20% do valor dos cursos oferecidos de forma gratuita à população.
“Como administração municipal, precisamos criar mecanismos para que as pessoas possam prosperar, ter qualidade de vida e ajudar no desenvolvimento do município. O surgimento de novas e boas oportunidades de trabalho depende muito da qualificação de quem está buscando seu espaço no mercado de trabalho”, comenta o prefeito, Jair Franzner.
“Este programa surgiu em 2022 como resultado da demanda por mão de obra qualificada das nossas empresas de Jaraguá do Sul. Ele contribui com o aperfeiçoamento da nossa população, bem como a inserção social no mercado de trabalho, o que é bom para as empresas daqui e para a atração de novos investimentos, potencializando o desenvolvimento econômico”, explica o secretário de desenvolvimento econômico e inovação, Thiago Sarmanho.
“Há uma necessidade muito grande de qualificar não somente as pessoas que estão fora do mercado de trabalho, mas aquelas que estão empregadas, para que elas tenham uma oportunidade maior dentro da empresa”, comenta o vice-presidente para assuntos regionais da Fiesc, Célio Bayer.
As inscrições são feitas no Senai de Jaraguá do Sul (Rua Isidoro Pedri, 261, Rio Molha, ao lado da prefeitura) ou pelo telefone e WhatsApp (47) 3372-9573. Em 2022 e 2023, o programa contou com 22 turmas, que formaram 286 profissionais, com mais de 75% de empregabilidade.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});