Prefeitura lança a edição 2025 do programa Escola em Tempo Integral

data 26 de fevereiro de 2025

Neste ano serão atendidos mais de 600 alunos das turmas de nono ano da rede municipal.

Nesta terça-feira, no Ginásio do Sesi/Senai de Jaraguá do Sul, ocorreu a solenidade de lançamento da edição de 2025 do programa Escola em Tempo Integral para alunos do nono ano. A iniciativa desenvolvida pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, é executada em parceria com o Sesi/Senai desde 2024. A solenidade reuniu autoridades do município, representantes do Serviço Social da Indústria e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, imprensa e alunos da rede municipal de ensino.
Em seu pronunciamento, o prefeito Jair Franzner destacou a importância do programa para o desenvolvimento dos alunos e o compromisso da administração em investir, cada vez mais, na qualidade da educação. “Eu tenho certeza que os estudantes estarão muito mais preparados para os desafios da vida, seja no mercado de trabalho, estudos ou no dia a dia. Promovemos uma educação inclusiva e de qualidade. Estamos aqui para ajudar no que for preciso e vamos continuar investindo”, frisou o prefeito.

“Iniciamos com as turmas do nono ano em 2024 e os resultados foram muito positivos. Estamos dando continuidade ao programa com a certeza de que nossos estudantes terão a oportunidade de expandir ainda mais seus conhecimentos e construir um futuro promissor por meio da educação”, destacou a secretária de educação, Iraci Müller.
O vice-presidentes para assuntos regionais da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Célio Bayer acompanhou a solenidade e também frisou a importância da parceria entre o poder público e o Sesi/Senai no desenvolvimento da educação em Jaraguá do Sul.
Nesta edição – que teve início na segunda-feira – serão atendidos 631 alunos do nono ano, de 28 escolas da rede municipal de ensino. As oficinas educativas continuam ocorrendo no contraturno escolar de segunda a sexta-feira. São ofertadas atividades pedagógicas práticas e interativas projetadas para complementar e enriquecer o currículo tradicional. Essas oficinas abrangem uma variedade de temas e disciplinas com o objetivo de estimular o interesse dos alunos, desenvolver habilidades práticas e promover o aprendizado colaborativo.

As oficinas foram pensadas em conjunto com o propósito de oferecer ensino inovador e de ponta, que visa enriquecer e diversificar a formação educacional, preparando os discentes integralmente para os desafios futuros.
Além das oficinas, a Semed também se compromete em oferecer almoço e transporte gratuitos aos alunos participantes, promovendo, assim, educação inclusiva e de qualidade. 

As propostas de oficinas incluem cinco áreas educativas:
Iniciação profissional:
 tem o propósito de despertar o aluno para a vida profissional, dando a oportunidade de experimentar e conhecer os segmentos de atuação de nossas indústrias.
Empreendedorismo e projeto de vida: possibilita aos alunos criar perspectivas em tempo futuro, definindo metas de curto, médio e longo prazo e as ações para alcançá-las.
Educação e saúde: serão oferecidas atividades e vivências práticas, contribuindo para o bem-estar físico e mental dos alunos por meio da adoção de hábitos de vida mais saudáveis.

Tecnologia básica e intermediária: tem como objetivo desenvolver as competências cognitivas, socioemocionais e tecnológicas por meio de uma aprendizagem baseada em resolução de problemas e no uso de metodologias ativas, enfatizando o trabalho em equipe e a socialização do conhecimento, além do desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e da realização de projetos inovadores.
Cultura maker – Ciências e invenções; comunicação e mídias e matemática e games: com o objetivo de entender e explicar a realidade, serão ofertadas atividades que envolvem a resolução de problemas usando a aritmética básica e objetos concretos, além de jogos digitais e concretos com foco no ensino de matemática básica, conhecimentos cartesianos aplicados em jogos e animações; sistema de medidas e a proporcionalidade de figuras geométricas; pensamento algébrico computacional básico; noções iniciais da geometria em aplicações CAD e comunicação matemática por meio de pequenos vídeos informativos.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia