A administração municipal segue atenta e acompanhando com atenção o aumento dos casos de dengue na cidade. O cenário preocupa, por isso, a fim de reforçar as ações de combate ao Aedes Aegypti já desenvolvidas, na manhã de ontem, em coletiva de imprensa no gabinete do prefeito Jair Franzner, foram anunciadas novas medidas para tentar barrar o avanço da dengue em Jaraguá do Sul.
“Estamos atuando em várias frentes, em um trabalho conjunto com as demais secretarias a fim de frearmos o avanço da dengue. Mas nós precisamos do apoio da comunidade fazendo a sua parte, eliminando possíveis criadouros do mosquito da dengue, denunciando focos e fazendo periodicamente vistorias em seus terrenos”, frisou o secretário de saúde, Alceu Moretti.
As ações
Bota Fora
Ação ocorrerá nos oito bairros com maior incidência de casos de dengue em Jaraguá do Sul. O objetivo é eliminar possíveis criadouros do Aedes Aegypti. Serão recolhidos os materiais de difícil transporte e descarte e que não são passíveis de reutilização (materiais velhos ou estragados).
Serão aceitos: colchões, armários, sofás, fogões, geladeiras, computadores, pneus e resíduos volumosos em geral.
Não serão aceitos: materiais de construção civil, restos de podas de árvores e materiais inflamáveis ou tóxicos, tecidos e roupas. Esses materiais devem ser destinados à chamada logística reversa, ou seja, levados ao local onde foram comprados para que tenham a destinação final correta.
Noticias relacionadas
Para facilitar a triagem, a equipe de coleta terá:
a) Caminhão para eletrônicos: serão coletados por essa unidade eletrônicos como computadores, televisores, monitores, etc;
b) Caminhão para metais: serão coletados por essa unidade materiais como fogões e geladeiras.
c) Caminhão para madeiras: serão coletados por essa unidade materiais como armários, camas de madeira, estrados, armários de madeiras, etc. (materiais com possibilidade de trituração e reutilização).
d) Caminhão para colchões e sofás: serão coletados por essa unidade sofás, colchões, espumas e etc.
Cronograma do Bota Fora
06 e 07 de abril – Vila Lenzi/Chico de Paulo;
13 e 14 de abril – Rau/Czerniewicz;
20 e 21 de abril – Jaraguá Esquerdo/São Luis/Barra do Rio Cerro;
27 e 28/Abril – Ilha da Figueira.
“Pedimos a colaboração dos munícipes para que deixem os materiais separados em frente às residências. Cada caminhão levará um tipo de material específico para facilitar na hora da destinação final desses entulhos”, explica o secretário de obras e serviços públicos, Otoniel da Silva.
Mais equipes de roçadas
Uma equipe trabalhará exclusivamente na limpeza dos terrenos públicos do município (são mais de mil terrenos).
Fiscalização dos terrenos privados
Será intensificado o trabalho de fiscalização dos terrenos privados com mato alto, sujeira e entulhos. Quando identificada a área que precisa ser limpa, o proprietário será notificado para as devidas providências. O tempo para o munícipe resolver o problema foi reduzido de 15 para 10 dias, ou nos casos mais críticos para cinco dias. A notificação será entregue pessoalmente a fim de agilizar a limpeza desses terrenos. A Fiscalização de Atividades Urbanas ficará responsável pelo monitoramento das áreas.
Módulo sobre a dengue no aplicativo Jaraguá na Mão
No App Jaraguá na Mão já está disponível um novo módulo com todas as informações para o combate à dengue. Esse recurso busca fortalecer a comunicação entre a prefeitura e a população. Ao acessar o módulo, o munícipe encontra um banner com informações úteis que vão desde orientações sobre prevenção, sintomas da doença, o boletim epidemiológico da dengue, ruas por onde está passando o fumacê, vacinação contra a dengue e a opção de denunciar possíveis focos. Outro recurso é o botão que mostra em tempo real a situação da dengue no endereço cadastrado pelo usuário.
“São medidas importantes que vêm auxiliar nas ações que já estamos desenvolvendo. Mas, importante ressaltar, que a luta para combater o avanço da dengue é de todos nós. Cada um fazendo a sua parte para que possamos sair deste cenário preocupante”, comentou o prefeito, Jair Franzner.