Nesta semana, a prefeitura de Jaraguá do Sul identificou uma tentativa de golpe/fraude em que foi usado o nome da Secretaria da Fazenda para cobrança de um boleto. Por meio de mensagem via WhatsApp, os criminosos – se fazendo passar por representantes da Secretaria da Fazenda – enviaram para uma empresa da cidade um boleto de cobrança da taxa do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
Além do perfil do WhatsApp conter a logo da prefeitura, chamou a atenção o fato de que as informações constantes no boleto estavam corretas, inclusive quanto ao valor cobrado. As vítimas só não caíram no golpe porque na hora do pagamento desconfiaram do nome que constava como titular da conta (nome de pessoa física e nenhuma referência ao município de Jaraguá do Sul).
Para evitar transtornos desta natureza, a prefeitura reforça que não entra em contato com empresas ou munícipes via aplicativos de mensagens para cobrança de tributos, a menos que seja solicitado pelo contribuinte e com histórico de contato prévio com o setor responsável.
Ao receber uma cobrança em nome do município de Jaraguá do Sul, a recomendação é para que o munícipe entre em contato com o setor responsável na prefeitura e se informe antes de efetuar qualquer pagamento. O caso registrado pela Secretaria da Fazenda foi informado às autoridades policiais competentes.