A prefeitura de Jaraguá do Sul reforça o aviso sobre tentativas de golpes que estão ocorrendo em nome do município. A sistemática é basicamente a mesma: e-mails que tratam de possíveis irregularidades em alvarás de estabelecimentos, débitos pendentes e multas. As mensagens induzem as vítimas a clicarem em links para visualizar os documentos e regularizar a situação. É aí que ocorre o golpe chamado de “phishing”, um tipo de ciberataque que visa obter informações pessoais ou acessar contas on-line de forma ilegal. O objetivo é enganar as vítimas para que compartilhem dados confidenciais, baixem malware ou se exponham a outros crimes cibernéticos. Os criminosos se passam por pessoas ou organizações de confiança, como colegas, chefes, representantes de marcas conhecidas, bancos ou empresas para induzir as vítimas a fornecerem informações sensíveis.
Na mais recente tentativa, um estabelecimento da cidade recebeu um e-mail com suposta notificação sobre irregularidades no alvará de funcionamento. Desconfiados, os proprietários entraram em contato com a prefeitura e foram informados de que se tratava de um golpe.
O município reforça que, ao receber uma cobrança em nome da prefeitura, a pessoa deve entrar em contato com o setor responsável e se informar antes de efetuar qualquer pagamento. Neste período do ano, em que estão sendo emitidos os carnês do IPTU, a atenção deve ser redobrada. A prefeitura não envia cobranças por e-mail, a menos que tenha sido solicitado pelo contribuinte mediante conversa prévia.
Veja como identificar um golpe
1. Atenção ao remetente
A primeira forma de identificar uma mensagem falsa é ficar de olho no endereço de quem envia o e-mail. Um exemplo clássico é o nome de exibição simular o da empresa, mas o domínio ser completamente diferente. Sempre fique atento a isso.
2. Assunto
A ideia dos criminosos é fazer com que você abra a mensagem. Para isso, uma das principais táticas é inserir mensagens alarmistas no campo “Assunto” do e-mail. Suspensão de conta, promoções, cobranças de dívidas e pedidos de orçamento são alguns exemplos de temas usados para atrair vítimas.
3. Erros de ortografia
Caso você abra o e-mail, dê uma olhada geral na mensagem. Tente encontrar algum erro de português. Texto com problemas de ortografia pode ser um indicativo importante de que o e-mail se trata, na verdade, de um golpe.
4. Informações de contato
Quando o e-mail é legítimo, há mais informações sobre a empresa, como outras formas para que o usuário entre em contato. Fique atento à assinatura, se há algum tipo de telefone ou outras maneiras que o usuário pode resolver o problema relatado no e-mail, em vez de apenas clicar no link da mensagem.
Como se proteger
Não clique. Desconfiou? Antes de tudo não abra o e-mail e, se abrir, não clique no link presente no corpo de texto. Lembre-se de que a mensagem é apenas uma parte do golpe, e que o objetivo seguinte é fazer com que você seja redirecionado para um site falso. Uma dica é, antes de abrir o e-mail, passar o mouse em cima do link para verificar o domínio. Se apontar para um site diferente da empresa, é sinal de golpe.