Porque é tão importante acompanhar a CNH?

data 18 de dezembro de 2023

Estamos chegando no final do ano, época em que a maioria das pessoas programa suas férias. Mas você já consultou a sua CNH? Saiba porque isso é importante.

Acompanhar a CNH é, com certeza, uma medida interessante para todos os motoristas responsáveis. Afinal, entender a sua situação frente ao código de trânsito nacional pode ajudar a não ter a sua CNH suspensa e, especialmente nessa época, a não estragar suas férias. Se você faz uso recorrente do seu veículo, precisa acompanhar como anda sua pontuação e, principalmente, os valores em débito em função de alguma multa.
Acreditamos que uma consulta sobre todas as multas do veículo seja o primeiro passo a ser dado. Caso você tenha um veículo em seu nome e alguém tomou uma multa dirigindo esse mesmo automóvel, é muito importante que você saiba. Afinal de contas, não somente o valor estará associado ao seu nome, como também a pontuação referente a infração cometida.
Para uma consulta simples, nós recomendamos o site do Detran (Departamento de Trânsito) do seu Estado. Geralmente, todas as informações relevantes já constam no site do órgão ou a orientação pode ser melhor divulgada no próprio estabelecimento.
Uma vez que nada conste em relação a multas de algum veículo ligado ao seu nome, é necessário saber a pontuação da sua carteira. Como a maioria das pessoas sabe, a CNH pode assimilar até 40 pontos para condutores sem nenhuma infração gravíssima, 30 para condutores com uma infração gravíssima e 20 para aqueles que tiveram uma ou mais gravíssimas.No entanto, é necessário fazermos algumas ressalvas para acompanhar a CNH. A atribuição da pontuação sobre a CNH será feita no ato para o motorista que for flagrado por alguma autoridade legal cometendo a infração. Isso consta no § 4º do artigo 259 e no § 3º do artigo 257 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Como diz o próprio código, somente uma autoridade poderá fazer esse tipo de atribuição. Contudo, atualmente as multas são flagradas por dispositivos eletrônicos que fazem vigia constante nas principais vias de todas as cidades brasileiras.
Neste caso, a infração é atribuída ao proprietário do veículo, uma vez que não há como identificar o condutor de maneira correta para a aplicação da multa. Porém, caso o proprietário queira, ele poderá recorrer e transferir a multa para o motorista que estava na direção.

Portanto, caso você venha a ter algum tipo de imprevisto ou dúvida em relação a multas ou até mesmo sobre a questão da transferência de pontuação, recomendamos que entre em contato com a Expresso Multas. Nossa equipe está pronta para atender de maneira rápida e segura, fornecendo o melhor suporte para você em todas as suas necessidades.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia