No início da madrugada deste domingo (9), a gaúcha Maria Brechane, de 19 anos, foi coroada como Miss Universo Brasil 2023. Ela se tornou a participante mais jovem do concurso e já era considerada uma das favoritas desde o início. Como representante do país no Miss Universo, Maria irá para El Salvador em dezembro deste ano, onde ocorrerá a etapa mundial do concurso.
Noticias relacionadas
Além de ser modelo e artista plástica, Maria cativou a plateia ao pegar o microfone durante o evento. Ela falou sobre a importância da educação e recebeu aplausos. “Foi a educação que me trouxe aqui. Ela abriu portas e horizontes para mim, e sou imensamente grata. Tive o privilégio de receber uma boa educação e, por isso, me questionei: como posso fazer com que minhas experiências, vivências e sonhos ajudem os outros?”, declarou a nova Miss Universo Brasil.
Aos 15 anos, Maria iniciou seu primeiro projeto social, trabalhando em escolas e levando a importância da educação. Desde então, não parou mais. Hoje, aos 19 anos, continua realizando palestras para mostrar como a educação pode transformar vidas e como a cultura e o esporte podem mudar realidades, baseada em sua própria experiência. Ela concluiu seu discurso afirmando que se a educação a levou ao Miss Brasil, também pode levar alguém ao Universo.
Maria revelou ser poliglota e ter descendência portuguesa, indígena e italiana. Antes de se dedicar à carreira de modelo e artista plástica, ela foi atleta, tendo praticado vôlei, tênis, lutas, ginástica olímpica e ginástica artística.
Entre os jurados que ajudaram a eleger Maria estavam Julia Horta, Miss Universo Brasil 2019 e natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, Leila Lopes, Miss Universo 2011 e angolana, a modelo e apresentadora Renata Kuerten, e o criador da coroa inspirada em Ieda Maria Vargas, primeira brasileira a vencer o Miss Universo. Nesta edição, Ieda Maria Vargas foi homenageada pelos 60 anos desde sua vitória.
Além da faixa e da coroa, avaliada em R$ 50 mil, Maria recebeu um prêmio de R$ 150 mil, conforme anunciado pela organização do Miss Universo Brasil.
Classificações
Top 16
-
Thayná Lima (Distrito Federal)
-
Erivânia Izídio (Pernambuco)
-
Beatriz Militão (Ceará)
-
Giovanna Maria (Rio Grande do Norte)
-
Sasha Bauer (Santa Catarina)
-
Ruth Raphaella (Alagoas)
-
Alessandra Barcellos (Amapá)
-
Alice Casanova (Amazonas)
-
Barbara Reis (Mato Grosso)
-
Maria Brechane (Rio Grande do Sul)
-
Mariana Becker (Paraná)
-
Victoria Schneider (Tocantins)
-
Vitória Brodt (São Paulo)
-
Renata Guerra (Goiás)
-
Milena Gomes (Pará)
-
Gabriela Botelho (Sergipe)
Top 7
-
Milena Gomes (Pará)
-
Barbara Reis (Mato Grosso)
-
Gabriela Botelho (Sergipe)
-
Maria Brechane (Rio Grande do Sul)
-
Vitória Brodt (São Paulo)
-
Renata Guerra (Goiás)
-
Alice Casanova (Amazonas) – escolhida pelo voto popular
Top 3
-
Maria Brechane (Rio Grande do Sul)
-
Barbara Reis (Mato Grosso)
-
Vitória Brodt (São Paulo)