No início deste mês, Isabel Veloso surpreendeu seus seguidores ao comunicar sua primeira gravidez nas redes sociais. Aos 18 anos, a influenciadora digital dividiu opiniões com a novidade, uma vez que supostamente ela teria um diagnóstico de câncer terminal. Melina Branco Behne, médica da youtuber, negou que a jovem está em estágio terminal e confirmou que o tumor está pequeno e estagnado.
Noticias relacionadas
“O quadro clínico da Isabel está estável, o tumor está pequeno, com crescimento estagnado e ainda com o controle importante dos sintomas que ela sentia – que eram dores e falta de ar. Agora, o que está sentindo são as ânsias e os vômitos, comuns no início da gestação“, esclareceu ao Gshow.
“Quando eu e a Isabel conversamos sobre gestação, ela não andava por causa da dor no corpo e usava oxigênio devido a falta de ar. A orientação foi de não engravidar porque os sintomas poderiam piorar. E ainda: seria mais difícil controlá-los porque durante a gestação alguns medicamentos são contraindicados”, acrescentou.
A médica ainda ressaltou que os tratamentos feitos anteriormente, como quimioterapia e radioterapia, não atrapalharão na gestação: “Não! Os tratamentos já realizados por ela não afetam o desenvolvimento do bebê”. Apesar disso, Isabel Veloso tem um tipo de câncer que tem como indicação somente cuidados paliativos.
“O que fazemos são cuidados paliativos. Na prática significa que, não tendo mais o tratamento, a cura, para a doença do paciente, nós vamos focar em controlar os sintomas. E assim garantir que todas as necessidades do paciente e dos familiares sejam atendidas (…) A Isabel está em acompanhamento paliativo porque teve retorno da atividade tumoral e efeito colateral das quimioterapias realizadas. Ela ficou com neuropatia periférica, gerando dores fortes e crônicas. E, com isso, decidiu não continuar mais o tratamento quimioterápico“, disse.
Além de interromper o tratamento convencional da quimioterapia, a influenciadora digital suspendeu o uso do canabidiol após descobrir a gravidez: “Embora o canabidiol seja considerado seguro, os seus efeitos em gestantes e lactantes ainda precisam de mais estudos. Por isso, optamos pela suspensão do tratamento. Ela já usou muitas medicações, inclusive opiódes fortes, que não controlavam as dores. A partir do momento que iniciou o canabidiol, chegou a ficar sem sentir os sintomas da doença“.
“A Isabel não está em estágio terminal! E sim, apenas, sob cuidados paliativos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados paliativos são uma abordagem que visam melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam problemas associados a doenças graves, incuráveis e que ameaçam a vida – por isso podemos dizer que ela está em cuidados paliativos. Já o estágio terminal é um termo usado para se dirigir ao paciente que o processo ativo de morte já se iniciou e não tem retorno“, concluiu.
Na luta contra um câncer de Linfoma de Hodgkings, Isabel Veloso conta com um grande apoio de sua família, amigos e médicos. “Ela tem muitos especialistas a acompanhando, inclusive, ainda mantém o acompanhamento no hospital do câncer desde o início (…) Quem cuida dessa parte do acompanhamento com a Isabel é o oncologista dela. Porém, o tumor da Isabel, no momento, está pequeno e com crescimento estagnado (…) A preocupação é com o retorno dos sintomas por ter sido necessário parar o uso do canabidiol“, finalizou.
O problema é que a própria youtuber já havia informado em suas redes sociais que era uma paciente terminal. Em seu Instagram, Isabel Veloso compartilhou o laudo e confirmou a informação: “Eu não iria postar isso, porque não devo satisfação a ninguém. Mas recebi muitos comentários que, pra ser paciente ‘terminal’ ou ‘paliativa’, tenho que ter aspecto de morte ou estar acamada sem poder me mexer. Então, pra quem tanto duvidou, e inclusive fizeram recortes de vídeos onde eu falava que estava bem, pra ganhar like e seguidor em cima. O laudo que tanto pediram está aqui“.
Em 2021, Isabel Veloso foi diagnosticada com o câncer que se origina no sistema linfático. Aos 15 anos, a influenciadora digital iniciou seu tratamento, com quimioterapia e transplante de medula óssea. Em novembro de 2023, ela comemorou a cura nas redes sociais, mas três meses depois a doença voltou de maneira mais agressiva. Atualmente, a youtuber tem um tumor 17 centímetros, localizado próximo ao coração e entre os dois pulmões.