Planejamento e foco na fidelização de clientes ajudam estratégias de vendas na Black Friday

data 18 de outubro de 2024
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Crédito: Caroline Stinghen

Dionei Alves, especialista em desenvolvimento de estratégias de vendas, compartilhou dicas com empreendedores de Jaraguá do Sul.

Junto a outras datas especiais para o segmento, a proximidade de mais uma edição da Black Friday traz expectativas positivas para o aumento das vendas do varejo.
Em 2024, o evento ocorrerá no dia 29 de novembro, seguindo a tradição de fechar o mês que antecede ao Natal e, com isso, oportunizar a antecipação do clima de compras para as festas de final de ano.
De acordo com dados do setor, nos últimos anos o volume de vendas e o faturamento durante essa data têm registrado crescimento, impulsionado pela adesão crescente dos consumidores e pela expansão do e-commerce, mas também com o aumento nas vendas no varejo físico.
Em 2023 estima-se que os negócios na Black Friday geraram cerca de R$ 6,5 bilhões em vendas somente considerando as compras on-line. O faturamento geral (incluindo físico e digital), no entanto, superou os R$ 10 bilhões, considerando promoções que muitas vezes começam dias antes da data oficial.
Para este ano, as perspectivas do mercado são otimistas, com projeções de crescimento tanto no varejo físico quanto no e-commerce. Com a recuperação gradual da economia e o aumento da confiança do consumidor, espera-se um maior volume de vendas em comparação aos anos anteriores.
O avanço tecnológico e o uso mais sofisticado de inteligência artificial e personalização de ofertas deverão impulsionar as compras on-line, enquanto o varejo físico aposta em experiências diferenciadas e promoções agressivas para atrair clientes. Além disso, o setor de logística vem se preparando com mais eficiência para atender à alta demanda, minimizando atrasos e melhorando a experiência de entrega. A diversificação dos meios de pagamento, como o PIX e o parcelamento sem juros, também deve facilitar o consumo. Outro fator positivo é a busca por descontos significativos e a maior conscientização do consumidor sobre fraudes, o que poderá resultar em compras mais planejadas.
Ficar atento às inovações nas formas de relacionamento com clientes, buscando cada vez mais a fidelização e oferecendo experiências que façam com que esse consumidor retorne para novas compras, foram dicas que o especialista em desenvolvimento de estratégias de vendas, Dionei Alves compartilhou com empreendedores do varejo em palestra no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas).
O profissional das áreas de marketing e comunicação voltadas a plataformas digitais e lojas físicas falou a convite do Núcleo de Jovens Empreendedores da Acijs e da Câmara de Dirigentes Lojistas sobre a importância de os empresários de varejo pensarem na Black Friday e outras oportunidades de vendas com antecedência. Esse planejamento prévio, avalia, pode assegurar mais sucesso nas ações e assertividade de campanhas de divulgação e na compreensão do que oferecer como atrativos ao público-alvo.
“A Black Friday traz muitas oportunidades, seja para quem tem lojas físicas ou atua para quem só vende on-line. O varejo físico enfrenta o desafio de competir com grandes plataformas digitais, que têm vantagens em preço, entrega e escala. Em 2023, o e-commerce foi responsável por 62% das vendas de Black Friday”, assinala Alves. Os estudos do setor, aponta, mostram que 53% dos consumidores esperam descontos de mais de 40% na Black Friday, o que segundo ele coloca ainda mais pressão sobre os lojistas. 
Para acompanhar o desempenho dos meios digitais de vendas, entretanto, os empresários de estabelecimentos físicos podem fazer valer a criatividade, estabelecendo relações que podem ser duradouras. Essas estratégias devem ser construídas antes da Black Friday, nos meses que antecedem a data promocional, ou mesmo ao longo do ano. Dados do Instituto Nielsen, um “termômetro” que “mede” a temperatura e outros aspectos do comportamento do varejo, mostra que as vendas para clientes fidelizados aumentaram 37% na Black Friday e que o faturamento chegou a ser de 38,5% no dia e 42,9% durante a semana do evento.
Transformar a Black Friday em uma oportunidade para dar valor aos clientes e oferecer experiências que eles não podem ter no on-line, não focando somente no preço, são dicas que o especialista deixa aos lojistas. Segundo a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), 67% dos consumidores retornam se a experiência de compra for memorável. Outra ação pode ser a de conceder ao cliente descontos baseados em relacionamentos, que podem dar vantagens progressivamente de acordo com o nível de fidelização. A personalização, garante levantamento do mercado, assegura que 58% dos consumidores levam em conta esse benefício, de acordo com a ferramenta Kantan que oferece soluções ao varejo na melhoria dos negócios.
“O verdadeiro objetivo da Black Friday não é apenas vender mais, mas fidelizar e ganhar novos clientes para se estabelecer um relacionamento. O segredo é transformar o desconto em investimento estratégico, visando retenção e relacionamento duradouro”, completa Dionei.

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