Nesta sexta-feira (28), a Delegacia de Polícia Federal em Paranaguá/PR iniciou a Operação Kraken, que resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão. Essa ação está inserida em uma investigação que se concentra no tráfico internacional de drogas.
Noticias relacionadas
As investigações tiveram início após duas apreensões: uma em abril de 2021 e outra em fevereiro de 2022. Ambas as apreensões envolviam carregamentos de cocaína ocultos em contêineres que aguardavam embarque para países europeus no Terminal de Contêineres de Paranaguá – TCP.
Após minuciosas apurações, descobriu-se que a droga foi transportada para o porto por caminhoneiros que, apesar de possuírem autorização para atividades legítimas no terminal, alteraram suas rotas para se aproximarem indevidamente dos contêineres destinados a serem contaminados com a droga.
Um desses caminhoneiros foi preso em flagrante durante uma das ocorrências.
Continuando com as investigações, foi possível identificar o outro motorista envolvido, bem como uma pessoa responsável por recrutar e remunerar os caminhoneiros participantes.
A diligência tem o objetivo de esclarecer outras circunstâncias do crime e identificar eventuais cúmplices, além de desencorajar a ocorrência de práticas criminosas semelhantes.
Uma vez concluídas as análises, o caso será encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário federais para que os envolvidos sejam responsabilizados judicialmente pelos seus atos.